A tarefa tradicional dos CIOs de serem responsáveis pela estratégia de tecnologia e compras dentro de uma empresa, não é mais direta. O CIO e sua equipe têm a tarefa invejável de rastrear as inovações mais recentes e garantir que as empresas as adotem de uma maneira livre de riscos, o que as mantém simultaneamente à frente da concorrência. E isso só ficou mais difícil.
Tecnologia de nuvem, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI) e Aprendizado de Máquina (ML) estão atrapalhando o cenário de negócios. Essas tecnologias dependem do acesso a dados de qualidade e, consequentemente, o CIO deve primeiro entender e redefinir a estratégia de dados de uma empresa antes de adotar com confiança todo o potencial da nuvem, IoT, AI e ML.
Além do mais, não se trata apenas de dados, esses dados devem ser de boa qualidade, controláveis e consistentes para garantir que possam ser usados para alimentar adequadamente essas tecnologias, gerar valor comercial e informar decisões.
Dados e o CIO
Enquanto os objetivos do CIO de impulsionar a inovação e melhorar a eficiência operacional não são complementares, por uma vez a transformação digital promete ambos. A IA, por exemplo, pode permitir que as empresas gerem informações automaticamente, que anteriormente precisariam de meses de pesquisa e análise. É inovador, eficiente e pode revelar um valor de negócio anteriormente inexplorado.
O Gartner prevê que os dispositivos conectados atingirão 14,2 bilhões em 2019 e crescerão para 25 bilhões até 2021, em grande parte impulsionados por processos anteriormente executados por humanos, automatizados e acionados por dispositivos e algoritmos. Para áreas como propriedade de dados, viés algorítmico, privacidade e conformidade regulatória, sugere-se que a tecnologia alimentada por dados que leva à percepção, não será facilmente compreendida pelos que realmente são afetados por ela.
Se essas previsões se concretizarem, ter controle sobre os dados que alimentam essa tecnologia é ainda mais importante. Mas, à medida que o mundo dos negócios passa a um modelo tecnológico mais descentralizado e a “shadow IT” passa a valer, os CIOs não controlam mais completamente a tecnologia dentro dos negócios, os dados que cria, ou os processos de segurança em torno dele. O Gartner prevê que 50% dos dados gerados em breve estarão fora do centro de dados corporativo, gerados por aplicativos IoT e dispositivos de computação de borda. Como resultado, os CIOs precisam modernizar sua estratégia de dados, garantindo que eles possam transmitir percepções de dados de maneira transparente e confiável de todo o negócio para uma estratégia de tecnologia que proporcione a transformação digital.
Uma estratégia de dados redefinida
As organizações precisam tratar os dados como um ativo corporativo que pode ser usado para uma tomada de decisão melhor e mais rápida. Isso exige que os usuários realmente confiem nos dados à sua disposição com os princípios apropriados de governança de dados em vigor. A governança de dados divide os centros de dados de sistemas diferentes em toda a empresa e estabelece um conjunto de processos, padrões e políticas com os quais a organização pode concordar para tornar os dados consumíveis em toda a empresa. Uma plataforma automatizada de governança de dados fornece de maneira rápida e segura dados confiáveis para os usuários corporativos que precisam deles para executar seus trabalhos.
O CIO também deve construir um relacionamento forte com um Chief Data Officer (CDO). Embora tradicionalmente o CIO tenha sido responsável pela criação e manutenção dos ativos tecnológicos da organização e, portanto, tenha se tornado o guardião dos dados corporativos, garantindo que ele flua suavemente do ponto A para o ponto B, isso precisa ser transferido conforme os dados evoluem dentro dos negócios. O CIO precisa colaborar com o CDO para gerenciar uma estratégia de dados sustentada por uma governança que entregue os dados corretos nas mãos certas para impulsionar a transformação dos negócios.
Os dados tornaram-se parte integrante de uma organização e precisam ser uma função estratégica separada, com seu próprio “sistema de registro”, como RH, marketing, finanças e vendas. A governança de dados precisa emergir como uma entidade separada dentro do negócio que ajuda a organização a manter melhor seu inventário de dados, facilitar o uso de dados, melhorar a qualidade dos dados e exercer controle sobre processos e métodos empregados por todos os usuários de dados da empresa. Essa mudança de mentalidade em relação aos dados ajudará o CIO a impulsionar a inovação para obter vantagem competitiva.
Saber apenas onde os dados estão localizados é insuficiente, mas também precisa de governança. A quantidade, a variedade e o escopo dos dados de negócios disponíveis estão crescendo exponencialmente, tornando-se cada vez mais difícil encontrar, entender e confiar, apesar de isso ser essencial para obter valor a partir deles. A instalação de sistemas – como um catálogo de dados controlado – permite que os usuários entendam os dados em termos de negócios, além de estabelecer relacionamentos e associações entre conjuntos de dados. Isso oferece maior percepção e confiança nos dados, especialmente quando aplicados a análises, IoT, IA e ML.
A colaboração dentro dos negócios em torno dos dados é fundamental para as organizações que usam seus dados como um ativo corporativo. Todos os usuários de negócios precisam saber onde encontrar os dados certos e ter um entendimento comum do que os dados significam para que eles possam confiar nele e colocar os dados em uso.
Nem todas as transformações digitais foram criadas iguais
Organizações em todo o mundo estão tentando transformar digitalmente, ou mesmo alegando que elas foram transformadas digitalmente, mas essa frase é subjetiva. O que a transformação digital é para uma empresa pode não ser a mesma para outra, até porque todos vêm de um ponto de partida diferente. Pense na diferença entre uma empresa nativa digital como o Google, por exemplo, em comparação com um player legado, a realidade da transformação digital para esses dois tipos de empresa provavelmente será muito diferente.
Consequentemente, as organizações precisam entender o que estão tentando alcançar com a transformação digital e como isso faz a diferença em sua indústria, para sua vantagem competitiva. Eles devem então trabalhar isso de volta para as tecnologias que permitem a transformação digital e os dados que alimentam as tecnologias. Criar uma estratégia em torno dos dados será fundamental para uma transformação digital bem-sucedida.
Assista agora mesmo uma demonstração ao vivo da nossa Solução ASC SAC 5.0.
Atendimento Multicanal
de verdade,
é com
ASC SAC!
Plataforma de atendimento multicanal e omnichannel com atendimento humano, criação de robô de atendimento e integração de APIs.
Impulsione suas vendas
Conquiste oportunidades
Alcance mais resultados
Atendimento digital simples
ASC SAC OMNICHANNEL
Todos os seus atendimentos digitais em um só lugar!
Com ASC SAC, em uma única tela, você visualiza todos os atendimentos e responde as mensagens dos seus clientes com mais comodidade de qualquer lugar, a qualquer hora.
- Menos custos
- Mais produtividade
- Menos reclamações
- Mais qualidade
Gerencie mais de 20 canais digitais em uma plataforma simples, intuitiva e amigável.
Empresas que confiam na ASC Brazil
Empresas que confiam na ASC Brazil
FLOW
Construa seus próprios fluxos de atendimento ou deixe esta tarefa conosco.
Planeje e organize a jornada do seu cliente, ganhando agilidade, otimizando processos e reduzindo custos, com um atendimento ao cliente automatizado e uma plataforma de suporte.
- Atendimento 24h, 7 dias por semana
- Elimine tempo na fila de espera
- Visão completa de todo o fluxo em uma única tela
- URAs para diferenciar filas de serviços
- API pronta para integrar ao sistema do cliente
Automatize suas conversas e traga mais resultados para toda a jornada do consumidor.
CHATBOT
Crie e personalize o seu robô para que ele possa conduzir o atendimento ao cliente de forma independente, sem necessidade de interferência humana.
Reduza o tempo de resposta aos seus clientes, automatize seus atendimentos e escale mais vendas com seu próprio robô de atendimento.
Melhore a experiência do cliente, otimize o tempo da sua equipe e ainda reduza custos.
Integre seu chatbot com Watson da IBM, Luis da Microsoft, Dialogflow do Google e a nossa Sofia.
Sofia é nossa atendente virtual.
Ela é curiosa, adora conversar e está sempre aprendendo coisas novas. A Sofia é responsável pelo atendimento aos clientes da ASC Brazil.
Quanto mais ela conversa com as pessoas, mais ela aprende coisas e melhora a sua conversação. Sendo cliente ASC Brazil, sua empresa também pode criar e desenvolver seu próprio robô.
Sofia, bot cognitivo desenvolvido pela ASC.
Quer saber mais?
APLICATIVO ASC
Atenda seus clientes a qualquer hora, de qualquer lugar. Baixe o aplicativo ASC SAC e tenha o controle de todo o processo de atendimento a um clique de distância.
- Tenha vários atendentes logados no mesmo APP
- Atenda e gere vendas onde quer que esteja
- Tenha a facilidade de se relacionar com seu cliente na palma da sua mão
Soluções em atendimento ao cliente para diversos segmentos de empresas
WHATSAPP BUSINESS
Sabia que 98% dos usuários de smartphone utilizam o WhatsApp todos os dias?
Essa é a chance da sua empresa de conversar com o cliente no canal de atendimento que ele mais gosta e usa.
Integre seu número do WhatsApp Business com a ASC SAC e gerencie milhares de conversas instantâneas em um único lugar.
- Vários atendentes em um mesmo número de telefone
- Selo de autenticidade
- Chatbot dentro do WhatsApp para agilizar o atendimento
Alguns números de ASC SAC em 2022
A hora de aumentar suas vendas é agora!
Impulsione suas vendas com um atendimento integrado, próximo e eficiente, em uma plataforma de multicanais do seu jeito.
Últimas novidades
Confira em nosso blog, tudo sobre atendimento digital, chatbots e outros temas para impulsionar seu atendimento e suas vendas.