Pensar na experiência do cliente é fundamental para a empresa gerar bons resultados. Não por acaso, é um conceito muito discutido nos últimos anos, sendo um desafio lidar com as expectativas do público.
É preciso que o atendimento, independentemente do canal em que é oferecido, seja qualificado e a empresa esteja devidamente preparada para oferecer o melhor contato e capaz de atrair e fidelizar clientes.
Pensando que a comunicação é uma das formas de gerar diferenciais no mercado, a experiência do cliente pode ser entendida como o mecanismo que consegue tornar isso viável, desde que seja trabalhado corretamente.
Acompanhe a leitura para entender mais sobre o assunto!
O que é experiência do cliente
Também conhecido como Customer Experience, é um conjunto de impressões que um consumidor tem em relação à empresa. Na prática, é a imagem que a marca consegue transmitir a partir do atendimento e do processo de interação com o público. Assim, compras e contratações são entendidas em função do antes, do durante e do depois da conversão.
A experiência do cliente não é apenas uma etapa da cadeia de comunicação comercial, mas sim a jornada completa do consumidor.
Motivos para investir
Os motivos para se preocupar com a experiência do cliente são muitos. O primeiro deles se relaciona com a fidelização, visando obter vantagem competitiva.
Quando o cliente vê valor na experiência de compra de uma marca, ele enxerga a empresa responsável como especial e diferente da concorrência, transformando o preço monetário em valor simbólico.
Promotores de marcas são pessoas que defendem e indicam a solução da sua empresa, funcionando como uma publicidade grátis.
O que configura uma boa experiência do cliente
Criar diferenciais para sua empresa é necessário para gerar resultados melhores, considerando todas as etapas da jornada do consumidor. Só é possível se destacar entre os concorrentes, a marca que se esforça para oferecer:
- bom serviço ou produto;
- atendimento acolhedor;
- experiência eficiente.
É essencial garantir excelência no pós-venda, adotando medidas para gerar fidelização. Para uma empresa, buscar inovações inteligentes no marketing digital e trabalhar com canais abertos para aperfeiçoar a relação com os clientes, evita problemas fora do ambiente de controle, como reclamações em plataformas digitais.
O perfil dos consumidores atuais
Atualmente, os consumidores são exigentes e seletivos. O que importa sobre o assunto é saber que as empresas precisam investir em diversos canais de comunicação para atender às demandas do público.
É possível trabalhar com conceitos de multicanal e omnichannel, visando o uso de diferentes canais de comunicação para fazer o atendimento. A diferença entre eles, entretanto, é que, enquanto o multicanal funciona como estratégia de vendas para adquirir os mesmos produtos por meio de diferentes meios, no omnichannel existe a mesma estrutura, com canais integrados em uma única estratégia.
Assim, podemos concluir que o omnichannel é mais completo, permitindo uma experiência única, não importando onde o cliente está sendo atendido.
A Plataforma ASC SAC
É justamente em função das demandas do mercado atual que ASC SAC surgiu. Com ela, é possível criar uma imagem marcante para a sua empresa, focada na melhor experiência do cliente.
Independentemente de qual for o perfil do seu negócio, vale a pena ter atenção às novas formas de se relacionar com seus consumidores para construir um diferencial de mercado, capaz de gerar resultados melhores.
Conheça ASC SAC e saiba como ela pode simplificar o atendimento multicanal e omnichannel no seu negócio, melhorando a experiência do cliente. Dê o primeiro passo para o futuro no seu empreendimento e visite o site da plataforma ASC SAC.