Usar inteligência artificial para se comunicar com os clientes, pode levar a um melhor engajamento e compreensão.
Usar recomendações de estilo de vida para ajudá-lo a encontrar o par de sapatos que você vem procurando a tempos, tem permitido que os chatbots estejam abrindo uma nova era entre a interação empresa-cliente.
Também conhecidos como agentes virtuais, Bots de mensagens instantâneas e entidades conversacionais artificiais, os chatbots são programas informáticos que podem responder a comandos ou perguntas verbais ou não-verbais, fornecendo conselhos no lugar de um conjunto de pessoas.
Bots mais simples podem ser construídos para habitar aplicativos. Como ferramenta organizacional, temos o Facebook Mensenger, WhatsApp e aplicativo de mensagens de fotos, estes são alguns exemplos de apps que podem se relacionar com o cliente via um bot. Eles interagem selecionando as respostas apropriadas de um grupo de respostas pré-programadas.
Mas a variedade de sofisticação aproveita a inteligência artificial (AI) e a aprendizagem de máquinas para um nível de interação altamente responsivo e personalizado com os clientes.
Eles estão se expandindo cada vez mais na área de relacionamento com o cliente, o Gartner prevê que até 2020, as pessoas conversarão mais com bots do que com seus amigos ou parceiros do dia a dia.
Os chatbots estão ganhando popularidade em várias indústrias, e se tornam uma importante ferramenta de atendimento ao cliente, como serviços de cobrança por exemplo, hoje em dia você pode solicitar a emissão de uma segunda via de boleto bancário conversando somente com um bot através do seu próprio Facebook.
O seu aumento está sendo conduzido por várias tendências convergentes: a popularidade dos aplicativos de mensagens, a explosão do ecossistema do aplicativo, os avanços na AI e as tecnologias cognitivas, as interfaces de usuários conversacionais e um alcance mais amplo da automação alinhado aos processos de negócios.
Para os negócios, o uso de chatbots não só pode liberar o tempo gasto com clientes diretamente, mas também levar os usuários a estarem mais bem envolvidos com seus sites, por exemplo, convertendo em mais ações como uma nova venda; Chabots podem ajudar a direcioná-los para as informações ou produtos que eles estão procurando.
O marketing de conversação ou o serviço ao cliente, fornecido pelo chatbots, é uma maneira eficaz para que as marcas tenham uma conversa individual com seus clientes, para que saibam com o que eles se importam e para criar relacionamentos de longo prazo para melhor atendê-los.
E isso não é uma realidade apenas para grandes empresas, as pequenas e médias empresas já estão enxergando esta oportunidade de relacionamento com o cliente, eles estão começando a usar bots de automação para automatizar downloads de pedidos; alocar e cumprir as ordens instantaneamente; alterar o status do pedido com base no pagamento, alocação e status do serviço; e envio do pedido para que o estoque possa cumprir o que foi solicitado.
E você? O que pensa sobre isso, será que já não chegou a hora de você perceber que a questão de automação na relação do atendimento com seu cliente utilizando chatbot pode aumentar consideravelmente a satisfação do seu cliente? Solicite agora mesmo uma demonstração. Teremos o maior prazer de esclarecer todas as suas dúvidas.