Os Chatbots tem se tornado cada vez mais usados no Brazil e, ao invés de caminhar em direção a robotização do atendimento, eles estão cada vez mais humanizados e customizáveis. E surge a dúvida: como é possível oferecer um Atendimento ao Cliente de qualidade usando chatbots?
Primeiro é bom saber que existem dois tipos de chatbots. Aqueles que são baseados em regras e fluxos e aqueles com inteligência artificial. O primeiro tipo é programado para responder perguntas já definidas e a entender comandos, como números e palavras específicas.
Já os chatbots com inteligência artificial usam o aprendizado de máquina (machine learning) para aprender com as perguntas e interações que são realizadas pelos clientes. Resumindo: não é porque seu atendimento vai ser automatizado que precisa ser robotizado.
O que são os chatbots humanizados?
Vamos falar mais a fundo dos chatbots com inteligência artificial e que são os mais fáceis de apresentarem uma faceta humanizada. Ele usa inteligência artificial e machine learning para aprender os comandos, fluxos e processos necessários ao protocolo de atendimento, Ou seja, quanto mais ele interage ou recebe informações sobre os atendimentos, mais humano será o atendimento do chatbot.
Também apresenta uma maior aproximação com os valores e a personalidade da sua marca, sendo, com isso, muito mais próximo de um atendimento humano do que o feito por um chatbot de regras.
Ele é capaz ainda de prestar um atendimento ininterrupto e automatizado, sem comprometer a produtividade do seu time de atendimento. Muito pelo contrário, ele possibilita que sua equipe seja responsável somente pelas solicitações mais técnicas e difíceis, ou quando um cliente exigir.
Como humanizar o seu Chatbot?
A primeira característica do chatbot a ser definida é o tom de voz. A linguagem dele deve ir de encontro com a identidade da sua marca, porém ser compreensível e agradável para o seu público. Portanto, é bom adotar uma linguagem positiva e coerente com o seu segmento.
Outra maneira de humanizar o atendimento ao cliente via robôs é a personalização das mensagens. Perguntar o nome do cliente e usá-lo durante o diálogo. E programar respostas que não pareçam ser automáticas – apesar de serem. Respostas completas e profundas que realmente possam resolver a questão do cliente.
Ao final da conversa, é bom perguntar se o problema do cliente foi resolvido. Caso a resposta seja negativa, apresentar opções de possíveis perguntas que sejam relacionadas ou sugerir encaminhar para um atendente. Parece simples, mas é uma forma de humanizar o robô mostrando interesse em ser eficiente.
Programe respostas inesperadas e autênticas, como um “Feliz Aniversário” quando o cliente informa a data de nascimento e a mesma coincide com o dia do atendimento. Ou um “Feliz Natal” e qualquer outra data comemorativa que pode ser relevante ao seu público.
A personificação do bot em uma ilustração humana, por exemplo, também é uma estratégia para deixar o diálogo mais humanizado. Você pode, inclusive, nomeá-lo como nós fizemos com a Sofia, nossa atendente virtual. Para conhecê-la, basta clicar no chat ao lado direito inferior da tela.
Quanto mais o bot engajar com o cliente mais humanizado o atendimento vai parecer. Portanto, oferecer conteúdos, perguntar dados dos clientes, personalizar respostas usando as respostas dos clientes, entre outros, são maneiras de relacionar com o cliente, gerar valor para ele e surpreendê-lo.
E quando o chatbot não é capaz de ajudar o cliente?
Crie fluxos de transferência do diálogo direto para o departamento responsável por resolver o dilema trago por ela. Não ficar enrolando o cliente com respostas inúteis também é importante. Ou seja: mesmo quando o bot não é capaz de trazer a solução, ele sabe encaminhar para quem a tem.
Se, além de um bot, você tiver uma plataforma omnichannel reunido todos dados e históricos do cliente, esse atendimento fica ainda mais humanizado. O bot pode, por exemplo, perguntar qual pedido ele precisa de ajuda, responder sobre status e previsões de datas de entrega.
Utilizar emojis durante a conversa também é uma forma de aproximar os bots das relações entre humanos. Se o seu negócio não exige formalidade, abuse dessa forma de comunicação e crie relacionamentos mais próximos com seus clientes.
Quando possível, programe o bot para pedir feedback para os clientes. Isso é importante para evoluir e adaptar todos os recursos e programação do seu bot de maneira a agradar o seu público.
É importante que o bot também saiba reagir de maneira negativa ou, no mínimo, compreensiva, quando uma pessoa traz reclamações ou pergunta sobre um pedido que está atrasado. Ele pode dizer “Desculpe-nos pelo transtorno. O pedido programado para entrega ontem está previsto para entrega hoje”.
Por último, fingir que o bot é um ser humano não é legal. Seja transparente e deixe o cliente saber que está sendo atendido por um bot. Além disso, sempre deixe a opção “atendente” ou “falar com um operador” programada para ele pedir acesso direto ao um colaborador humano.
Quais são os benefícios de chatbots humanizados?
Investir em um chatbot humanizado não é só uma forma de melhorar a qualidade do atendimento, isso porque ele traz vantagens além disso. Confira:
- Aprender mais com cada atendimento para melhorar sua interação com próximos clientes;
- Tornar o atendimento mais dinâmico e em uma experiência positiva;
- Auxiliar no processo de fidelização de clientes;
- Conquistar novos clientes;
- Ser capaz de resolver situações mais adversas;
- Proporcionar um atendimento personalizado;
- Otimizar e reduzir o tempo de espera e do atendimento;
- Ser capaz de efetuar vendas e cobranças.
A humanização de chatbots é um investimento na qualidade do atendimento, mas que também pode trazer retornos financeiros, já que é possível aplicar chatbots nas funções de vendas e cobranças.
Além disso, também é possível utilizar um script em conjunto com seu chatbot para que ele interaja de formas diferentes dependendo do estágio do funil onde o seu cliente está. Com isso, é mais fácil oferecer conteúdos e um atendimento de acordo com suas expectativas, assim como gerar novos leads para facilitar as estratégias de marketing e a conversão de venda.
Como isso é feito de forma automática pelos chatbots após programados, as suas equipe de atendimento, marketing e vendas possui uma carga menor de trabalho já que atendem um número menor de leads diretamente, ao mesmo tempo em que os leads atendidos são mais qualificados.
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