Agendamentos em consultórios médicos podem ficar ainda melhores com o uso da tecnologia. Agilidade, praticidade e redução de custos são percebidas em empresas que utilizam soluções digitais.
A mudança no comportamento dos pacientes migrou atendimentos para o ambiente digital. Com isso, várias instituições de saúde estão optando por soluções tecnológicas para realizar agendamentos em consultórios médicos.
De maneira humanizada, chatbots (robôs) podem fazer a triagem inicial e direcionar o cliente para um atendimento humano, caso seja necessário. Neste processo, há uma redução significativa no tempo de espera, maior nível de satisfação dos pacientes e os profissionais de consultórios médicos podem ser preocupar com o que realmente importa: a saúde dos pacientes.
Saiba o que são Chatbots e como eles podem ajudar a melhorar a experiência dos pacientes.
Chatbots em Consultórios Médicos
A Covid-19 despertou a necessidade de oferecer atendimentos com o menor contato físico entre consultórios e pacientes, sempre que possível. Nos últimos meses, a telemedicina e novas tecnologias ganharam destaque e o assunto começou a ser visto com olhos promissores pela população e médicos.
Segundo uma pesquisa da Associação Paulista de Medicina, 62% dos médicos utilizam tecnologias digitais. Dentre elas:
- Prontuário eletrônico: 48,10%;
- Programas de gerenciamento de consultório/pacientes:18,4%;
- Armazenamento de dados: 17,5%;
- Outros (redes sociais, sites e Apps): 13,10%;
- Digitalização de exames e imagens: 2,90%.
Na maioria das soluções, o objetivo é levar mais agilidade e organização para as clínicas, sem que os processos possam prejudicar a interação do paciente com o consultório. Pensando nisso, os chatbots para agendamentos são uma excelente opção para médicos e donos de hospitais. Veja só como a tecnologia funciona!
Chatbot: “Olá, bem-vindo ao [Consultório X]! Como posso te ajudar?”
O paciente, automaticamente, recebe opções, como: “Quero marcar uma consulta”, “Tenho uma dúvida”. Assim que o paciente escolhe as opções enviadas, o robô direciona para um atendente humano ou dá sequência até que a triagem seja feita da melhor maneira. Todos os campos podem ser personalizados e estruturados de acordo com a realidade do espaço.
Redução de Custos em Consultórios
Vários gestores e proprietários de espaços médicos, lidam diariamente, com o desafio de otimizar o orçamento do consultório. Reavaliar as despesas e direcionar os esforços para melhorias internas são hábitos saudáveis para a empresa.
Um dos benefícios de utilizar chatbots em agendamentos é a redução de custos com uma equipe 100% dedicada aos atendimentos. É possível oferecer um atendimento 24 horas por dia, e receber o agendamento de consultas online mesmo enquanto seu espaço está fechado. Isso significa sair na frente da concorrência e atender expectativas do paciente que entrou em contato, mesmo fora do horário comercial.
Outros benefícios também podem ser percebidos com a utilização de Chatbots para Agendamentos em Consultórios Médicos.
- Dados e histórico sobre o paciente;
- Baixo índice de erros nos agendamentos;
- Interação rápida e humanizada;
- Confirmação de consultas;
- Lembrete de retornos.
Melhor Experiência de Atendimento para o Paciente
O comportamento mudou e as pessoas estão cada vez mais imediatistas. Imagine que uma pessoa está navegando pelo Instagram e encontra um novo procedimento dermatológico que lhe interessa. Rapidamente, ela procura clínicas próximas para agendar uma consulta e fazer o orçamento. Isso acontece todos os dias, em diferentes horários.
O chatbot pode atender, ao mesmo tempo, em diferentes lugares. Telegram, WhatsApp, Site, entre outros. A ASC SAC, por exemplo, oferece a solução para 18 canais, reunindo todos atendimentos em uma única plataforma.
Agilidade nos Agendamentos com Chatbots
Em uma pesquisa, 44% dos consumidores responderam que esperam uma resposta em uma interação física dentro de cinco segundos, enquanto 42% indicaram o mesmo tempo de resposta de um chatbot.
Com alto fluxo de mensagens sendo recebidas pela clínica, fica inviável conseguir oferecer um atendimento ágil e de qualidade para os pacientes, não é mesmo? Por isso, implementar a solução tecnológica correta pode ajudar muito na modernização dos espaços, sem prejudicar a forma com que os clientes interagem.
O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por Brazileiros. Ele está presente em mais de 98% dos celulares em todo o país. Os Chatbots para WhatsApp permite que os pacientes façam agendamento da consulta, independente de onde eles estiverem. Uma das vantagens em contar com a tecnologia é não precisar de grandes estruturas, nem de muitas pessoas disponíveis para realizar o atendimento.
Segundo uma pesquisa publicada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço. A tecnologia é uma grande aliada de consultórios médicos que desejam proporcionar um atendimento de qualidade para os pacientes. Acredite nisso!
Se você deseja conhecer na prática como funciona um Chatbot, converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Ou se preferir, fale concosco no atendimento multicanal abaixo.
Atendimento Multicanal
de verdade,
é com
ASC SAC!
Plataforma de atendimento multicanal e omnichannel com atendimento humano, criação de robô de atendimento e integração de APIs.
Impulsione suas vendas
Conquiste oportunidades
Alcance mais resultados
Atendimento digital simples
ASC SAC OMNICHANNEL
Todos os seus atendimentos digitais em um só lugar!
Com ASC SAC, em uma única tela, você visualiza todos os atendimentos e responde as mensagens dos seus clientes com mais comodidade de qualquer lugar, a qualquer hora.
- Menos custos
- Mais produtividade
- Menos reclamações
- Mais qualidade
Gerencie mais de 20 canais digitais em uma plataforma simples, intuitiva e amigável.
Empresas que confiam na ASC Brazil
Empresas que confiam na ASC Brazil
FLOW
Construa seus próprios fluxos de atendimento ou deixe esta tarefa conosco.
Planeje e organize a jornada do seu cliente, ganhando agilidade, otimizando processos e reduzindo custos, com um atendimento ao cliente automatizado e uma plataforma de suporte.
- Atendimento 24h, 7 dias por semana
- Elimine tempo na fila de espera
- Visão completa de todo o fluxo em uma única tela
- URAs para diferenciar filas de serviços
- API pronta para integrar ao sistema do cliente
Automatize suas conversas e traga mais resultados para toda a jornada do consumidor.
CHATBOT
Crie e personalize o seu robô para que ele possa conduzir o atendimento ao cliente de forma independente, sem necessidade de interferência humana.
Reduza o tempo de resposta aos seus clientes, automatize seus atendimentos e escale mais vendas com seu próprio robô de atendimento.
Melhore a experiência do cliente, otimize o tempo da sua equipe e ainda reduza custos.
Integre seu chatbot com Watson da IBM, Luis da Microsoft, Dialogflow do Google e a nossa Sofia.
Sofia é nossa atendente virtual.
Ela é curiosa, adora conversar e está sempre aprendendo coisas novas. A Sofia é responsável pelo atendimento aos clientes da ASC Brazil.
Quanto mais ela conversa com as pessoas, mais ela aprende coisas e melhora a sua conversação. Sendo cliente ASC Brazil, sua empresa também pode criar e desenvolver seu próprio robô.
Sofia, bot cognitivo desenvolvido pela ASC.
Quer saber mais?
APLICATIVO ASC
Atenda seus clientes a qualquer hora, de qualquer lugar. Baixe o aplicativo ASC SAC e tenha o controle de todo o processo de atendimento a um clique de distância.
- Tenha vários atendentes logados no mesmo APP
- Atenda e gere vendas onde quer que esteja
- Tenha a facilidade de se relacionar com seu cliente na palma da sua mão
Soluções em atendimento ao cliente para diversos segmentos de empresas
WHATSAPP BUSINESS
Sabia que 98% dos usuários de smartphone utilizam o WhatsApp todos os dias?
Essa é a chance da sua empresa de conversar com o cliente no canal de atendimento que ele mais gosta e usa.
Integre seu número do WhatsApp Business com a ASC SAC e gerencie milhares de conversas instantâneas em um único lugar.
- Vários atendentes em um mesmo número de telefone
- Selo de autenticidade
- Chatbot dentro do WhatsApp para agilizar o atendimento
Alguns números de ASC SAC em 2022
A hora de aumentar suas vendas é agora!
Impulsione suas vendas com um atendimento integrado, próximo e eficiente, em uma plataforma de multicanais do seu jeito.
Últimas novidades
Confira em nosso blog, tudo sobre atendimento digital, chatbots e outros temas para impulsionar seu atendimento e suas vendas.