O final do ano costuma ser um momento de maior movimentação no comércio. É quando as pessoas têm as celebrações natalinas que as impulsionam para o consumo, além de fatores como o décimo terceiro salário. Logo, as vendas de final de ano representam uma oportunidade para as empresas.
Para o comerciante, entender como explorar essas circunstâncias é fundamental. É nesse sentido que o WhatsApp aparece como uma ferramenta poderosa: mais do que um canal de comunicação, ele pode ser um mecanismo para impulsionar as vendas.
Em linhas gerais, o WhatsApp é um recurso moderno, simples de usar e cada vez mais acessível. É por esse motivo que, neste texto, discutiremos algumas estratégias eficientes para utilizar o WhatsApp como aliado nas vendas de final de ano. Confira!
A importância do WhatsApp no cenário de vendas de final de ano
Com a tecnologia e tudo o que ela nos oferece, o WhatsApp se tornou uma ferramenta capaz de impulsionar vendas. Especialmente, as vendas de final de ano. Basta observar o que nos dizem os números: segundo o Sebrae, 72% dos pequenos comerciantes já utilizam o aplicativo para se comunicar com seus clientes.
Existe a versão comercial do aplicativo, o WhatsApp Business. Seu diferencial é reunir uma série de funcionalidades que podem ajudar nas vendas. Entre outras, destacam-se:
- apresentação de informações sobre o horário de funcionamento;
- exibição de links encaminhando o visitante para a loja virtual da empresa;
- possibilidade de trabalhar com catálogos de produtos;
- organização das mensagens de clientes.
Segundo a pesquisa “Panorama de Vendas 2023” da Resultados Digitais, o WhatsApp aparece com destaque entre os canais de comunicação utilizados para busca ativa de leads. Isso mostra a relevância do app como canal para negócios.
Como otimizar vendas com estratégias eficientes no WhatsApp
Acreditamos que por se tratar de uma ferramenta acessível, qualquer comerciante pode fazer uso do WhatsApp no seu dia a dia. Entretanto, o que diferencia as empresas é a maneira como o recurso é explorado.
Em resumo: é preciso ter uma estratégia para fazer com que o canal seja muito mais do que uma ferramenta de comunicação, mas sim, um diferencial especialmente nas vendas de final de ano.
Confira quais regras seguir para turbinar suas vendas usando o WhatsApp:
1. Faça a segmentação de clientes e a personalização de mensagens
A segmentação de clientes permite que a empresa construa estratégias focadas no perfil de cada pessoa ou grupo ao qual ela pertence. Isso faz toda a diferença, já que as pessoas tendem a criar maior conexão quando se identificam com determinada mensagem.
Para otimizar as vendas no WhatsApp, é essencial segmentar os clientes. Assim você pode personalizar as mensagens enviadas a eles.
Existem duas opções para isso:
- criação de listas de transmissão;
- formação de grupos específicos para cada tipo de cliente.
Considere critérios como a idade, o gênero e a região em que a pessoa vive. A ideia é enviar mensagens mais direcionadas e relevantes para cada grupo, aumentando as chances de conversão.
2. Divulgue ofertas de forma atrativa
As empresas podem trabalhar com anúncios ou com conteúdos orgânicos em ambientes como as redes sociais para atrair clientes.
Mesmo dentro do WhatsApp, é recomendado que elas trabalhem para engajar esses leads, de maneira a torná-los cada vez mais envolvidos com a marca.
Se você tem um conteúdo atrativo, conforme cada perfil, suas possibilidades de conduzir o cliente dentro do funil de vendas só aumentam.
Portanto, conte com recursos como as mídias animadas, por exemplo. Elas ajudam a fixar as mensagens e chamam bastante a atenção.
Além disso, explore as possibilidades de campanhas temáticas, como as natalinas e até mesmo a Black Friday. De qualquer forma, esteja sempre oferecendo exclusividade aos contatos.
Vale destacar para ter cuidado apenas com os termos utilizados e a frequência excessiva para seu conteúdo não ser categorizado como spam.
3. Preste um atendimento ao cliente eficiente: a chave para o sucesso nas vendas
Oferecer um atendimento ao cliente eficiente é fundamental por dois motivos:
- melhora a experiência de compra;
- aumenta as chances de fidelização.
O WhatsApp Business oferece suporte ao cliente de forma ágil e eficiente, respondendo às dúvidas e solucionando problemas em tempo hábil.
Pense em ter na palma da sua mão tudo aquilo que precisa para conectar sua marca ao seu consumidor de tal maneira que você consiga multiplicar as vendas e turbinar seu negócio.
Integração de ferramentas e automação para gerenciar vendas no WhatsApp
As empresas podem contar com recursos mais avançados para gerenciar suas vendas no WhatsApp. São diversas ferramentas disponíveis no mercado que podem ajudar com dois procedimentos em especial:
- automatizar processos;
- integrar informações.
Vale lembrar que ambas as possibilidades permitem agilizar o atendimento e explorar as informações extraídas de diferentes setores. Sempre em benefício do objetivo estratégico da companhia.
Uma dessas ferramentas é a plataforma ASC SAC. Com ela, é possível gerenciar todas as interações com os clientes em um único lugar.
A solução permite integrar o WhatsApp Business com outras plataformas como CRM, ERP e sistemas financeiros. A ideia é que o gestor tenha sempre uma visão completa do processo de vendas para otimizar a gestão do negócio.
Portanto, suas vendas de final de ano podem decolar com a ajuda de ferramentas eficientes e estratégias inteligentes.
Entendeu como o WhatsApp pode ser útil para sua empresa? Então, acesse nosso blog para conferir mais conteúdos e otimizar a experiência do seu cliente.