Fazer a comunicação através de e-mails é uma estratégia de marketing digital adotada por empresas com canais de atendimento diversos. No entanto, para que a prática funcione, é necessário receber autorização dos leads para enviar as comunicações, abrindo espaço para o opt-in.
Enviar mensagens para usuários que concordaram em recebê-los é essencial para não cair na caixa de spam ou despertar ressentimento do consumidor.
Dessa forma, o opt-in funciona como um kit de boas práticas para autorização de e-mails que vão mantê-los no lugar certo: na caixa de entrada dos usuários que estão esperando por sua comunicação.
Quer saber mais sobre como adotar a estratégia no seu marketing digital para campanhas de e-mail? Continue a leitura!
O que é opt-in?
Na prática, é quando o lead escolhe participar das suas comunicações de e-mail. Ou seja, ele é o cadastro da newsletter ou o preenchimento de formulários do seu site onde o cliente declara que quer receber atualizações da sua marca.
Além disso, existe a possibilidade do opt-in ser utilizado para interações via Whatsapp Business. O aplicativo permite que as empresas se comuniquem com seus clientes, porém a abordagem só é válida para aquelas que de fato obtiveram a autorização.
Assim, é possível enviar conteúdos para a base de leads diretamente por mensagens do aplicativo, potencializando a estratégia.
Com as autorizações e validações dos meios de comunicação e dos usuários, você consegue manter uma base limpa e engajada, com interesse em ler os conteúdos enviados.
Utilizar endereços de e-mails ou números que não passam pela estratégia de opt-in, ou seja, usuários que não aprovaram as comunicações, torna sua base de contatos desengajada, diminuindo a taxa de cliques e fazendo com que a ferramenta veja seus envios como spam.
Isso pode, inclusive, levar a que seu endereço de e-mail e/ou número de WhatsApp seja eventualmente bloqueado. Portanto, o opt-in se torna necessário para evitar problemas.
Dessa forma, a estratégia é uma prática zero invasiva, que aumenta as chances de conversão ao dar um poder maior de escolha e focar em leads realmente interessados. Afinal, é o objetivo do marketing digital: atrair pessoas que precisam do seu produto.
Assim, você pode criar uma comunicação direcionada, conforme os interesses de quem opta por se cadastrar nas suas comunicações. O opt-in auxilia na:
- criação de uma lista de leads atualizada;
- redução da possibilidade do e-mail cair na caixa de spam;
- atração de leads;
- análise de características em comum dos clientes.
Como o opt-in funciona na prática?
O opt-in está presente no cadastro que a maioria das empresas oferece aos usuários do site. Quando o consumidor acessa a página, é possível realizar uma inscrição caso ele esteja interessado, preenchendo os dados de forma voluntária e aceitando receber comunicações no e-mail.
Para isso, você pode criar diferentes conteúdos que interessem o cliente, incentivando o cadastro. Conheça os mais utilizados:
- download de material rico;
- inscrição em newsletter;
- inscrição de webinar;
- chat do site;
- oferecendo descontos e testes grátis;
- oferecendo benefícios e vantagens únicas, como cupons de descontos;
- landing page de conversão.
Portanto, para obter uma página assim, é possível seguir um passo a passo fácil:
- criar um formulário com as informações de cadastro necessárias, com pelo menos o nome e e-mail do usuário;
- confirmar o cadastro;
- enviar um e-mail de boas-vindas, deixando claro que o cliente aceitou receber comunicações da marca.
A partir disso, você pode enviar conteúdos personalizados com ofertas e novidades, além de oferecer gatilhos que alimentarão o lead, tornando-o mais engajado com a empresa.
Opt-out: o que é?
Como o nome indica, o opt-out é a ação contrária do opt-in. É quando o lead deseja se descadastrar da sua base de e-mails.
Oferecer a opção é fundamental para manter a lista de contatos limpa e engajada, além de mostrar que você se importa com as escolhas do seu consumidor. Ninguém quer continuar recebendo comunicações sobre uma empresa ou produto que não faz mais sentido naquele momento.
Isso não é só uma opção para tornar sua comunicação não invasiva, é também parte da Lei Geral da Proteção de Dados. Quando o usuário decide, é direito dele ser removido da sua base de contatos.
Para isso, é fundamental oferecer um formulário de feedback para entender o motivo do desinteresse nos seus conteúdos. Dessa forma, é possível perceber possíveis gargalos na comunicação que ajudam a criar estratégias para manter os usuários engajados.
Além disso, é o momento de visualizar os usuários que não perderam o interesse pela marca, apenas optaram por não receber comunicações no e-mail. Isso não quer dizer que ele não possa continuar acompanhando através de outros canais de comunicação.
Como realizar o opt-out?
Existem algumas maneiras de oferecer o descadastramento ao usuário, lembrando que é uma prática obrigatória. As principais e mais comuns são:
- indicar, de forma sutil, no fim de cada e-mail, a opção de descadastro (geralmente no rodapé da página);
- realizar fluxos de limpeza para leads que não abrem as comunicações há um tempo, com conteúdos que chamem a atenção, e descadastrar os que não abrirem;
- descadastrar leads que não abrem os e-mails há um determinado período de tempo para manter a base atualizada e engajada.
Portanto, opt-in e opt-out são estratégias essenciais para campanhas de e-mail eficientes. Entre as principais vantagens, a prática oferece uma análise de dados precisa do seu marketing, focando nos usuários interessados e relevantes.
Dessa forma, a plataforma da ASC SAC pode ajudar a elevar o potencial da sua base de leads. Conheça mais sobre o assunto acessando o site!