Quer saber sobre chatbot humanizado? Então, tenha em mente que o atendimento, quando é humanizado, costuma ser fundamental para fazer com que a experiência do cliente aconteça de maneira satisfatória. Com ele, é possível se aproximar do consumidor, entender suas dores e desejos e, assim, alinhar a marca com o que realmente faz sentido para essa pessoa.
Logo, empresas que investem nisso naturalmente são aquelas que mais se destacam no mercado. Seja por converter os clientes com maior facilidade, seja para fidelizar aqueles que já fizeram negócio.
É nessa lógica que precisamos considerar o chatbot humanizado. O chatbot é um recurso altamente capaz de sofisticar a comunicação da sua empresa com os consumidores. E quando dotado de uma característica humanizada, ele pode ser um dos seus grandes diferenciais.
O que é o chatbot humanizado?
Um chatbot humanizado é um software, e sua função é simular a interação entre pessoas. Logo, é como se ele fosse um robô que presta atendimento aos clientes em nome da empresa.
Essa interação entre máquina e usuário é especialmente importante para as marcas. Com esse sistema é possível ir além da experiência de atendimento tradicional, oferecida por seres humanos para seres humanos. Isso porque, um chatbot pode funcionar o tempo todo: ele fica ligado 24 horas por dia, ao longo de 7 dias por semana.
Só que não para por aí. Dizemos que um chatbot é humanizado quando nele existe uma função de ir atrás de respostas para as dúvidas solicitadas.
Além disso, o sistema procura por formas de se expressar que soem mais naturais. Assim, é possível criar um tipo de engajamento comum na relação entre pessoas.
É o caso de recursos como a Alexa, da Amazon, por exemplo. Essa é uma assistente virtual feita para cumprir tarefas de um robô, mas com um jeito de se comunicar típico de humanos.
Como funciona o chatbot humanizado?
Ainda tomando como exemplo o sistema da Alexa, podemos concluir que esse nível de sofisticação só é possível quando existem dois elementos:
- inteligência artificial;
- e machine learning.
São esses 2 elementos que permitem que o chatbot não só compreenda, mas também domine habilidades.
Fala e interação podem ser constantemente aperfeiçoadas por essa tecnologia. Isso permite a ela desenvolver conversas cada vez mais naturais e dentro de contexto.
Na prática, o grande diferencial desse sistema é que ele pode assimilar novos conceitos e tornar a conversa mais fluida, ainda que seja automatizado. Por isso, o acúmulo de informações e o tempo de atividade é o que faz com que o chatbot tenha como se tornar mais humanizado.
Bom para a empresa que consegue se conectar com seus consumidores. E bom também para o cliente, que pode ter seus problemas resolvidos com maior rapidez e facilidade.
O que o chatbot humanizado oferece para as empresas?
Em termos práticos, são muitos os benefícios de trabalhar com esse chatbot. Confira os principais.
Ele agiliza o atendimento
Com atendentes humanos, é preciso todo um cuidado com relação a tempo de descanso e treinamento. Já com o chatbot, existe um sistema dotado de inteligência artificial. Assim, ele pode ser programado e aperfeiçoado na busca por um atendimento mais satisfatório. A qualquer momento do dia.
Neste caso, mesmo se a necessidade do cliente for em um domingo às 00 horas, por exemplo, ele será atendido. Isso torna a comunicação mais ágil e confiável para a imagem da empresa.
Ele diminui o tempo de respostas
Por conta disso, o cliente não precisa esperar horas e, às vezes, até dias, para receber uma resposta da empresa. Ela pode ser dada imediatamente, caso a informação já conste no banco de dados do sistema.
E mesmo que o software ainda não esteja devidamente preparado para determinada demanda, a inteligência dele permitirá uma ação rápida. Assim, ele poderá fazer uma solicitação direta do pedido para um funcionário real. Consequentemente, esse terá como entrar em contato com o cliente para lidar com a exigência.
Ele melhora a experiência do cliente
Por fim, o mais importante: com o chatbot humanizado, a empresa consegue criar empatia com o cliente em relação ao seu negócio. Logo, isso certamente poderá fazer com que ela se posicione de maneira positiva no mercado, se diferenciando das concorrentes.
A realidade é que, com o chatbot humanizado, mais até do que esclarecer as dúvidas do consumidor, a companhia tem como criar um algo mais na sua comunicação. É o que promete oferecer a SOFIA, chatbot humanizado e solução da ASC Brazil para o seu atendimento.
Dotada de novas funcionalidades, essa tecnologia agora passou por uma repaginada, visando fazer dela um elemento central na comunicação das melhores empresas do país.
Quer saber mais sobre essa novidade? Então não deixe de conhecer o site da plataforma ASC SAC.