Quem diria que há alguns anos as pessoas sequer imaginariam receber atendimento de um chatbot ao entrar em contato com uma empresa. Nem todo mundo previu que seria possível contar com a ajuda de um robô para sanar um problema que, até então, só poderia ser resolvido por uma pessoa.
O mundo mudou e mudou para melhor. Isso pode ser afirmado por qualquer consumidor que antes sofria para ser atendido e agora tem a chance de fazer tudo de forma simples, rápida e ágil.
Quer saber o que são os chatbots e como transformaram o modo como o atendimento ao cliente era realizado no passado? Continue lendo para descobrir.
O que é um chatbot?
O chatbot ou robô de atendimento pode ser definido como um programa de computador que tem capacidade de conversar com o usuário como se fosse uma pessoa. Isso porque, ele utiliza inteligência artificial para entender as solicitações e interagir com o consumidor por meio de mensagens de texto automatizadas.
Então, quando você entra em um site ou rede social e, aparentemente, “do nada” aparece uma “janelinha” (também conhecida como pop-up), com um assistente querendo te ajudar, ele nada mais é do que um chatbot.
Além de ser considerado como um assistente, também pode ser entendido como uma central de atendimento ativa, já que procura por você sem esperar, necessariamente, que você faça esse primeiro contato.
Existem dois tipos de chatbots: os que são baseados em regras (mais simples) e os que são baseados em inteligência artificial (mais complexos). Nós já explicamos detalhadamente como ambos funcionam aqui
Benefícios de adotar um chatbot
Após entender o que é um chatbot e como ele funciona, que tal conhecer alguns benefícios que você pode ter ao adotá-lo em sua empresa? Confira abaixo.
Processa um grande número de solicitações
Enquanto sua equipe de atendimento se concentra nos problemas mais complexos, o chatbot responde às solicitações que não demandam tanta atenção. Tudo isso de forma simultânea e rápida.
Automatiza processos repetitivos
Incontáveis erros podem ser evitados quando um chatbot realiza a automatização dos processos repetitivos. Tente imaginar o quanto seus atendentes trabalhariam mais motivados sem ter que perder tempo com situações que podem ser resolvidas em um clique. Esta é mais uma vantagem do chatbot.
Te ajuda a entender o seu público
Por ser dotado de inteligência artificial, o chatbot é capaz de aprender com as palavras mais pesquisadas pelos seus clientes. Assim, ele fornece dados relevantes para que decisões mais estratégicas sejam tomadas e aproxime a empresa de seu público.
Aumenta as vendas
O novo consumidor gosta de fazer praticamente tudo online, principalmente adquirir produtos e serviços. De acordo com esse cenário, o chatbot é uma excelente ferramenta para melhorar as vendas de um negócio. Isso porque, ele estará sempre disponível para atender os clientes a qualquer hora do dia.
Como conseguir que um chatbot ajude no atendimento?
Sabemos que as vantagens de contar com um chatbot são inúmeras. Entretanto, para que ele seja um sucesso em seu negócio, existem alguns critérios que é preciso seguir na hora de desenvolver, integrar e treinar o bot. Confira quais são:
- É preciso integrá-lo com os melhores aplicativos de mensagens, tomando como base aqueles que seus clientes se sentem mais confortáveis para se comunicar com sua empresa;
- Defina se ele terá a função de aprender e conseguir responder questões sobre um tema específico ou se deverá desempenhar múltiplas funções, tendo a capacidade de sanar dúvidas de diversos assuntos distintos;
- Faça com que a transição do bot para o atendimento humano seja feita de forma suave para não prejudicar a experiência de compra do consumidor, pois é preciso permitir que o cliente tenha acesso a um atendente quando for necessário;
- Colete todas as informações, KPIs e relatórios proporcionados pelo chatbot para identificar falhas no processo que precisam ser corrigidas, além de utilizá-los para obter insights que podem melhorar ainda mais o atendimento realizado;
- Conte com um sistema para gerenciar seu chatbot, pois será mais fácil para a sua equipe de atendimento ter controle sobre as solicitações que surgirem. Afinal, tudo estará integrado a uma única plataforma.
Integração de WhatsApp Business com chatbot ASC SAC
É possível ainda integrar o chatbot feito na plataforma multicanal ASC SAC com o WhatsApp Business. Dessa forma, sua empresa vai poder atender mais clientes e ver o retorno nas vendas, além de proporcionar a excelência no atendimento aos seus clientes.
Com a integração feita no WhatsApp Business é possível usar o seu chatbot para automatizar o atendimento e aumentar sua eficiência. Com isso, a satisfação dos clientes aumenta e eles se tornam mais propensos a continuar comprando da sua empresa e se tornam fãs da marca.
Lembrando que a integração do WhatsApp Business precisa ser feita por um Facebook Partner, ou seja, alguém autorizado pelo Facebook a realizar essa operação. O intuito é evitar erros e fraudes dentro do sistema, que podem comprometer a experiência do usuário.
A ASC Brazil, da plataforma multicanal ASC SAC, é um dos Facebook Partners e está apta a fazer a configuração e integração, inclusive de chatbots ou com uma solução omnichannel, para aumentar suas vendas com um chatbot.
Assim, o seu time pode aproveitar todas as vantagens de contar com um chatbot, mas dentro do seu WhatsApp Business para proporcionar uma experiência única para seus clientes.
Chatbot personalizado: conte com ASC SAC
Ok, você já sabe tudo o que precisa sobre chatbot. E depois de ter lido este texto, provavelmente o seu interesse em adotar essa ferramenta aumentou consideravelmente, e com razão. Isso porque estamos falando de um novo método para garantir um atendimento muito mais eficaz aos seus clientes, aumentando a retenção e fidelização dos mesmos.
Então, como adotar um chatbot em seu negócio?
Nós podemos afirmar que sua melhor opção é ASC SAC, uma plataforma de multicanais de atendimento que te permite criar o seu próprio chatbot, personalizado de acordo com as necessidades do seu negócio.
É simples, descomplicada, possibilita que você tenha uma visão mais fiel do seu cliente e, consequentemente, do atendimento que ele recebe quando entra em contato com sua empresa.
Se precisar, tire suas dúvidas com a Sofia, nossa atendente virtual que você também pode adotar em seu negócio, em nosso atendimento multicanal abaixo.
Ou ainda acesse aqui e solicite um contato de nossos especialistas para saber mais sobre chatbots.
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