Para oferecer uma excelente experiência do cliente (CX), você deve primeiro mostrar aos líderes da sua empresa que há um caso de negócios para o CX com base em um retorno sobre o investimento (ROI).
Quase todo líder empresarial sabe hoje a importância de oferecer uma ótima experiência ao cliente. No entanto, há uma enorme lacuna entre saber disso e ter a capacidade de realizar isso.
Em 2014, o Gartner informou que 89% das empresas acreditavam que o CX seria a principal base para a concorrência até 2016. Quatro anos depois, o 2018 Customer Experience Index da Forrester Research mostrou que apenas 15% das empresas ofereciam CX “boa”, e não uma empresa que oferece “excelente” CX. E em um estudo de 2018 do CustomerThink, apenas 23% dos entrevistados afirmaram ter percebido benefícios tangíveis de suas iniciativas de CX.
A experiência do cliente não está melhorando
Em toda a linha, enquanto a importância do CX para ganhar no mercado continua a aumentar – com a Forrester relatando que os líderes da CX desfrutaram de uma taxa de crescimento média composta de 17% de 2010 a 2015, comparado com 3% para “retardatários CX” – a realidade é que a entrega do CX não está melhorando.
Agora estamos vendo o impacto dessa lacuna de desempenho no mercado. As organizações estão competindo no preço novamente, simplesmente porque não descobriram como operacionalizar a vantagem competitiva de oferecer uma ótima experiência ao cliente.
No mercado de varejo, as guerras de preços surgiram entre empresas como Walmart, Target e Costco. E o setor de serviços financeiros também está enfrentando concorrência baseada em preços, com o JPMorgan oferecendo agora serviços gratuitos, aquecendo a batalha por novos investidores e clientes da geração Millenium, de acordo com o Wall Street Journal .
Crie um caso de negócios para o CX
Como as empresas podem fazer melhor? Como eles podem colmatar o abismo entre as expectativas, aspirações e realidade do mercado?
É crucial começar construindo um caso de negócios mais forte em torno do CX, que convencerá o CEO, o conselho de administração e, particularmente, o diretor financeiro obstinado e obcecado por lucros. Você precisa criar um caso com base em ROI e métricas quantificáveis. Não é suficiente dizer: “Aumentaremos a receita se melhorarmos a experiência do cliente”. Você precisa ser específico. Somente com um caso de negócios convincente você pode obter o financiamento necessário para oferecer uma experiência efetiva ao cliente.
Para entender isso, considere por que os esforços da CX são insuficientes. A principal razão é que as empresas tendem a abordar o CX como consertadores, e não como conquistadores. Eles podem adicionar uma ferramenta de pesquisa que fornece insights de voz do cliente. Mas eles operacionalizam suas descobertas? Muitas empresas têm iniciativas, mas muito poucas enfrentam o CX de maneiras que estão ligadas às estratégias de negócios. Muito poucos realmente colocam o cliente no centro de tudo.
Por que as empresas consertam quando deveriam conquistar? Porque os executivos relutam em investir, a menos que tenham um ROI claro e convincente.
Quantificando retornos em investimentos da CX
Muitas empresas acham difícil medir os retornos de seus investimentos em CX porque não fica imediatamente claro como vincular melhorias qualitativas na experiência do cliente a resultados financeiros. No entanto, descobrimos que é possível conseguir isso de maneira disciplinada seguindo quatro etapas principais:
- Estabeleça uma estrutura de valor CX: A estrutura de valor CX precisa estabelecer sua estrutura de valor CX. Identifique os principais componentes do valor da empresa – como confiança do cliente, margem de lucro e custo para servir – e aponte os drivers por trás de cada um deles. Depois de definir os motivadores, desenvolva um portfólio de atividades que a organização pode realizar para melhorá-las.
- Integre a estrutura ao planejamento e ao desenvolvimento de portfólio: A estrutura de valor CX precisa ser integrada ao planejamento estratégico contínuo e ao desenvolvimento de portfólio, para garantir que os investimentos estejam alinhados com a melhoria de valor da CX de cima para baixo. Uma vez estabelecida a carteira, isso garantirá que o valor não seja corroído durante a entrega e o resultado do projeto.
- Estabeleça um programa de transformação iterativo: iterando, você pode quantificar de forma incremental o valor que está fornecendo. O objetivo deve ser demonstrar que o valor teórico apresentado no business case está gerando os lucros previstos. Isso ajudará você a obter o financiamento contínuo necessário para construir o CX superior.
- Defina os principais indicadores de desempenho (KPI) que permitem avaliar as melhorias: As métricas devem incluir medidas de satisfação e esforço do cliente e do funcionário, que você pode quantificar por meio de pesquisas. Eles também devem incluir estatísticas de eficiência, como tempo por tarefa e tempo gasto em valor versus tempo gasto em trabalho de tarefa, para serem avaliadas por meio de discussões de funcionários e pela avaliação de melhorias no processo de benchmark. Os dados resultantes podem ser correlacionados à economia de custos e ao crescimento da receita, gerando números de ROI defensáveis demonstrando o valor do CX para a diretoria e os membros do setor financeiro.
R$ 5 milhões em ROI de experiência do cliente
É preciso pensar em processos, frameworks e etapas como essas. Você é cético que isso vai funcionar? Considere este exemplo: Uma organização de saúde de bilhões de dólares adotou essa abordagem de quatro etapas ao criar um caso de negócios para sua transformação de serviço. A organização estabeleceu premissas para redução de custos, ganhos de eficiência e aumentos de receita, que foram medidos assim que o projeto estava em andamento. Como exemplo, os gerentes previram que as melhorias no serviço permitiriam que eles agissem mais compromissados, gerando receitas adicionais.
Eles também acreditavam que poderiam reduzir os custos fazendo com que os representantes de atendimento ao cliente usassem ferramentas de eficiência, reduzindo o tempo de chamada e o relatório manual. O benefício líquido total do investimento da CX foi projetado em R$ 5 milhões. O business case foi atualizado à medida que o projeto prosseguia, mostrando que produziu o benefício esperado.
O resultado: a organização não está mais mexendo. Em vez disso, está conquistando suas ambições de CX.
Assista agora mesmo uma demonstração ao vivo da nossa Solução ASC SAC 5.0.
Atendimento Multicanal
de verdade,
é com
ASC SAC!
Plataforma de atendimento multicanal e omnichannel com atendimento humano, criação de robô de atendimento e integração de APIs.
Impulsione suas vendas
Conquiste oportunidades
Alcance mais resultados
Atendimento digital simples
ASC SAC OMNICHANNEL
Todos os seus atendimentos digitais em um só lugar!
Com ASC SAC, em uma única tela, você visualiza todos os atendimentos e responde as mensagens dos seus clientes com mais comodidade de qualquer lugar, a qualquer hora.
- Menos custos
- Mais produtividade
- Menos reclamações
- Mais qualidade
Gerencie mais de 20 canais digitais em uma plataforma simples, intuitiva e amigável.
Empresas que confiam na ASC Brazil
Empresas que confiam na ASC Brazil
FLOW
Construa seus próprios fluxos de atendimento ou deixe esta tarefa conosco.
Planeje e organize a jornada do seu cliente, ganhando agilidade, otimizando processos e reduzindo custos, com um atendimento ao cliente automatizado e uma plataforma de suporte.
- Atendimento 24h, 7 dias por semana
- Elimine tempo na fila de espera
- Visão completa de todo o fluxo em uma única tela
- URAs para diferenciar filas de serviços
- API pronta para integrar ao sistema do cliente
Automatize suas conversas e traga mais resultados para toda a jornada do consumidor.
CHATBOT
Crie e personalize o seu robô para que ele possa conduzir o atendimento ao cliente de forma independente, sem necessidade de interferência humana.
Reduza o tempo de resposta aos seus clientes, automatize seus atendimentos e escale mais vendas com seu próprio robô de atendimento.
Melhore a experiência do cliente, otimize o tempo da sua equipe e ainda reduza custos.
Integre seu chatbot com Watson da IBM, Luis da Microsoft, Dialogflow do Google e a nossa Sofia.
Sofia é nossa atendente virtual.
Ela é curiosa, adora conversar e está sempre aprendendo coisas novas. A Sofia é responsável pelo atendimento aos clientes da ASC Brazil.
Quanto mais ela conversa com as pessoas, mais ela aprende coisas e melhora a sua conversação. Sendo cliente ASC Brazil, sua empresa também pode criar e desenvolver seu próprio robô.
Sofia, bot cognitivo desenvolvido pela ASC.
Quer saber mais?
APLICATIVO ASC
Atenda seus clientes a qualquer hora, de qualquer lugar. Baixe o aplicativo ASC SAC e tenha o controle de todo o processo de atendimento a um clique de distância.
- Tenha vários atendentes logados no mesmo APP
- Atenda e gere vendas onde quer que esteja
- Tenha a facilidade de se relacionar com seu cliente na palma da sua mão
Soluções em atendimento ao cliente para diversos segmentos de empresas
WHATSAPP BUSINESS
Sabia que 98% dos usuários de smartphone utilizam o WhatsApp todos os dias?
Essa é a chance da sua empresa de conversar com o cliente no canal de atendimento que ele mais gosta e usa.
Integre seu número do WhatsApp Business com a ASC SAC e gerencie milhares de conversas instantâneas em um único lugar.
- Vários atendentes em um mesmo número de telefone
- Selo de autenticidade
- Chatbot dentro do WhatsApp para agilizar o atendimento
Alguns números de ASC SAC em 2022
A hora de aumentar suas vendas é agora!
Impulsione suas vendas com um atendimento integrado, próximo e eficiente, em uma plataforma de multicanais do seu jeito.
Últimas novidades
Confira em nosso blog, tudo sobre atendimento digital, chatbots e outros temas para impulsionar seu atendimento e suas vendas.