O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito disponibilizado pelo próprio WhatsApp que, se bem usado, tem um grande potencial de vendas para o seu negócio. Por ser usado para o envio de mensagens instantâneas, ele tem uma taxa média de abertura de mensagens superior ao de e-mails. Ou seja, é uma excelente ferramenta para se comunicar com o cliente de maneira mais efetiva.
Um dos principais motivos para sua empresa optar pelo uso do mesmo é a popularidade do aplicativo. Enquanto outras redes sociais, como Instagram, Facebook ou Twitter, também sejam conhecidas, existem públicos que não usam ou compreendem uma ou outra. O WhatsApp, no entanto, é quase universal, sendo usado por públicos de todas as idades em todo o Brazil.
Sabendo-se usar e sendo consistente, você pode usar o aplicativo para estreitar o relacionamento com os seus clientes. Uma vez que a empresa conhece melhor o cliente e ele conhece mais da empresa, pode-se ter como consequência o aumento da satisfação e a fidelização do mesmo.
1- Certifique-se de ter a Permissão dos Clientes
É importante respeitar o espaço e privacidade dos seus consumidores, portanto a primeira prática essencial é apenas enviar mensagens para aqueles clientes que aceitaram ser contatados pelo WhatsApp. Até porque não adianta tentar se relacionar com alguém que não quer e ainda gerar uma insatisfação.
Ao solicitar o número, seja por um formulário online no seu website ou pessoalmente na sua empresa, solicite a permissão escrita (ou digital) da pessoa, também chamada de OPT-IN. Assim, você evita desentendimentos quanto a permissão e garante que você não está fazendo SPAM.
2- Complete o Perfil da sua Empresa
Ao cadastrar seu negócio na plataforma, garanta que o seu perfil empresarial está completo. Você pode adicionar informações diversas que sejam úteis para os seus clientes, como o nome da empresa, descrição, endereço, telefone, e-mail, website e horário de funcionamento.
3- Monte um Planejamento
Faça um planejamento de quais tipos de conteúdo você vai enviar para o cliente e com qual periodicidade. Isso é importante para não repetir assuntos já abordados tornando-se redundante. E também para garantir que há um espaço de tempo bom entre as mensagens para evitar que os clientes fiquem cansados e peçam para se descadastrar.
4- Escolha o melhor horário de envio
Primeiro é preciso tomar cuidado para não enviar mensagens em horários inconvenientes, como cedo demais, tarde demais ou durante a madrugada. O cliente pode acabar te bloqueando e até a plataforma se muitas pessoas o fizerem. Além disso, é bom pensar em momentos estratégicos para que sua mensagem seja recebida, lida e entendida. Um exemplo são restaurantes que podem se aproveitar dos instantes antes do almoço ou do jantar para enviar fotos tentadoras de seus pratos.
5- Usar linguagem mais descontraída
Como se trata de um aplicativo de mensagens parte da rotina do seu cliente, não é necessário e nem recomendado usar uma linguagem rígida. Para construir, de fato, um relacionamento com o consumidor, você deve usar uma linguagem informal e pode também incluir nos tópicos de abordagem assuntos relacionados ao cotidiano do mesmo.
6- Use as listas de transmissão
Se você quer enviar mensagens em massa avisando de uma promoção ou evento da sua empresa, prefira o uso das listas de transmissão e não a criação de grupos. Primeiro que, além de muitas pessoas considerarem mensagens em grupo irritantes, todo mundo tem acesso ao contato dos outros participantes, o que pode ser motivo para o cliente ficar chateado e te bloquear.
Além disso, a lista de transmissão permite que a pessoa te responda individualmente e você pode atendê-la de maneira personalizada. Porém, para usar esse recurso é preciso pedir que os seus clientes salvem o seu contato.
7- Criar seu próprio Chatbots para o WhastApp
Apesar da plataforma oferecer uma ferramenta simples em que você pode definir uma mensagem de saudação e outra em casos de ausência para os momentos em que não puder falar com ele, você pode ir além e contratar um Chatbot personalizado para responder dúvidas específicas do seu cliente.
Os Chatbots são uma opção para otimizar o atendimento da sua empresa, proporcionando uma experiência agradável para o seu cliente. Dentre as vantagens de se implementar um Chatbot, temos agilidade, escalabilidade, qualidade e a disponibilidade 24 horas por dia.
Além disso, pode reduzir custos e aumentar a satisfação dos clientes, pois os dilemas mais simples são resolvidos de imediato pelo robô e a equipe de atendimento tem mais tempo e disponibilidade para lidar com as questões mais complexas dos clientes.
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