Atualmente, há muitas estratégias utilizadas na área de atendimento ao cliente com o objetivo de otimizar os resultados, como é o caso do chatbot para Instagram.
Os chatbots se tornaram uma opção vantajosa para as empresas, facilitando sua rotina, ajudando a aumentar suas vendas e a satisfação dos consumidores.
Eles já são utilizados em muitas plataformas de comunicação, como WhatsApp Business, Facebook, entre outros.
Porém, recentemente os chatbots para o Instagram chegaram como API Messenger, algo de extrema importância para o Brasil, sendo o segundo país com mais usuários no Instagram.
Por isso, é necessário entender melhor como eles funcionam para que sua empresa possa aproveitar 100% essa nova possibilidade.
O que é e como funciona um Chatbot para Instagram?
A função geral do chatbot é automatizar conversas da empresa com o cliente, para agilizar e otimizar seu atendimento.
Ou seja, neste caso, a ideia principal é automatizar as conversas que acontecem por meio das DMs do Instagram.
Essa automação é oferecida por empresas e é feita por meio de softwares, que podem ser personalizados de acordo com as necessidades do negócio.
Porém, há algumas regras que a conta da empresa deve seguir para utilizar o chatbot em seu Instagram, como:
Número de seguidores
Os chatbots só podem ser utilizados por contas que tenham de 1 mil a 100 mil seguidores, ou que sejam parceiros homologados.
Fluxo de atendimento
Independentemente da automação que o chatbot proporciona, seu fluxo deve sempre direcionar o usuário para um atendente da empresa.
Mensagem em texto
Os chatbots não podem enviar mensagens contendo imagens, botões ou outros formatos. Ou seja, só podem ser enviadas mensagens de texto.
Tipos de chatbots para Instagram
Os chatbots para Instagram podem ter funções diferentes no aplicativo, dependendo do tipo de negócio e de como é a comunicação da sua empresa com seus consumidores.
Os chatbots criados por Inteligência Artificial ainda podem aprender com as conversas que desenvolvem com os consumidores, tornando a comunicação ainda mais otimizada. Também é possível criar chatbots personalizados, de acordo com as necessidades de comunicação da marca.
No entanto, existem alguns tipos mais comuns, utilizados em todos os setores do mercado. Conheça abaixo os principais!
Chatbot de anúncio para mensagem
Esse chatbot é personalizado para enviar mensagens diretas dos anúncios do Instagram, incentivando o usuário a comprar o produto. É parecido com o disparo de anúncios no WhatsApp Business, que também são ótimas formas para se comunicar com os consumidores.
Dessa forma, você incentiva o engajamento baseado em ação e, indiretamente, pode aumentar suas vendas.
Chatbot de geração de leads
Automatize o processo de coleta de informações de clientes em potencial, os leads. Tudo isso, de forma amigável, humanizada e personalizada.
Através da conversa com o chatbot, que solicita os dados do usuário em determinado momento da interação, é possível criar um histórico de informação sobre os consumidores. Ou seja, você automatiza seu cadastro de leads na plataforma.
Você melhora suas comunicações, facilita o trabalho dos atendentes (que também vão ter acesso a esse histórico que pode facilitar a venda, caso o lead decida realizar a compra) e ainda pode entender melhor os seus consumidores. Essas informações são importantes para mapear o público-alvo, criar personas, entre outros.
Chatbot de atendimento ao cliente
Utilize os chatbots como assistentes virtuais, ofereça suporte e consultas diretas. Os chatbots podem oferecer respostas rápidas a perguntas frequentemente realizadas pelos seus consumidores e ainda ajudar com consultas e pedidos.
Dessa forma, seus atendentes humanos podem focar em consumidores específicos, enquanto seu assistente virtual vai lidar com as conversas simples do dia a dia, como cadastros, rastreamento de pedidos e informações frequentes.
Esse atendente virtual ainda pode se tornar um símbolo da sua marca: uma forma de humanizar, aproximar e engajar ainda mais os chatbots dos consumidores.
Chatbot para feedback
Os chatbots para Instagram também podem enviar mensagens automáticas, solicitando feedbacks dos consumidores.
Com feedback, é possível entender quais são as estratégias do seu negócio que estão dando certo e quais necessitam ser otimizadas.
Durante o bate-papo com os consumidores, os chatbots podem pedir feedbacks sobre o atendimento, a entrega do produto, o preço, a qualidade do item e muito mais. Dessa forma, você consegue ficar por dentro das mudanças do mercado e preferências dos seus clientes, seja qual for o assunto.
Chatbot para encomendas
Como já mencionamos, o chatbot também pode servir para automatizar reservas, rastreamentos, pedidos e muito mais. Isso tudo, também no Instagram.
Dessa forma, você garante que seus consumidores terão um atendimento completo e omnichannel, independente do canal de comunicação escolhido.
Da mesma forma, evita que informações se descruzem, o que pode desorganizar todas as suas vendas. Reservas que não são automatizadas podem ser esquecidas por erro humano, o que pode acabar causando muito desconforto aos clientes de um hotel ou hospedagem, por exemplo. Uma reserva cancelada por desorganização pode render feedbacks ruins e diminuir muito as hospedagens futuras.
Chatbot para jogos
Você também pode utilizar o assistente virtual para criar quizzes e competições divertidas, aumentando ainda mais o engajamento dos consumidores com a ferramenta!
Principalmente para empresas com uma comunicação mais informal, essa é uma ótima maneira de melhorar a experiência do seu consumidor com a comunicação, mesmo que ele esteja na fila de espera do atendimento, por exemplo. Interessante, não é mesmo?
Quais são as vantagens do chatbot para Instagram?
O chatbot se provou uma ferramenta eficaz e de grande valor em diversas outras plataformas, algo que não poderia ser diferente quando o assunto é Instagram.
É importante entender tudo que o chatbot pode oferecer para essa plataforma para que sua empresa usufrua ao máximo essa tecnologia. Por isso, você pode acompanhar a seguir as maiores vantagens dessa integração:
1. Atendimento 24 horas
Uma das maiores vantagens de utilizar chatbots é a possibilidade de oferecer atendimento ao cliente, independentemente do dia ou hora.
Ele oferece a opção de inserir textos prontos para respostas rápidas sobre dúvidas ou produtos, garantindo que o consumidor interaja e até compre da empresa.
2. Redução de custos com atendimento
Outro benefício é a diminuição da necessidade de processos manuais para o atendimento, algo que ajuda a reduzir custos.
O chatbot otimiza o tempo de atendimento e acelera muito esse processo por se tratar de uma automação, otimizando a rotina dessa área.
3. Possibilidade de acelerar as vendas
Como consequência de um atendimento rápido, os clientes passam a se sentir importantes para a empresa e enxergar o valor de um atendimento eficiente.
Assim, a empresa pode aumentar suas vendas e ainda atrair novos consumidores, construindo uma reputação sólida em relacionamento com os clientes.
4. Divulgação de produtos e serviços baseada no interesse do usuário
Um dos benefícios do avanço tecnológico é mapear os interesses de possíveis clientes, e com o chatbot não é diferente.
Com ele, a empresa pode programar conteúdos específicos para cada usuário com base em suas interações e interesses na plataforma.
5. Respostas automáticas aos comentários de publicações
Um problema muito comum entre as empresas é a dificuldade e falta de tempo em interagir com clientes e leads nas redes sociais. É fácil perder o controle dos comentários feitos nas publicações e não manter um ritmo de interação.
Com o chatbot para Instagram, é possível programar textos com diferentes respostas para interagir com quem engaja nos comentários do perfil do negócio.
6. Envio de mensagens automáticas via direct
Na mesma linha do benefício acima, também é possível programar envios automáticos nas DMs (Mensagens Diretas) do Instagram. Assim, a empresa passa a se comunicar diretamente com seu consumidor e fazer uma maior entrega de valor.
Quais são as melhores estratégias para usar o chatbot no Instagram?
Com essa nova possibilidade de integração, as empresas ganharam várias opções de estratégias que podem ser utilizadas em suas contas. Conheça as mais vantajosas:
Descrição na Bio
Uma boa estratégia é colocar um link na Bio do Instagram da empresa, com uma chamada para direcionar o consumidor para uma conversa.
Comentários de postagens
Com um chatbot para Instagram, também é possível programar um chatbot humanizado para responder todos os comentários com uma mensagem e um link que levem para uma conversa no Messenger.
Link em anúncios
Através do botão de “enviar mensagem” disponível em anúncios do Instagram, é possível inserir o link que direciona o usuário para uma conversa com o chatbot da empresa.
Função da API do chatbot para Instagram
Com a API do chatbot para Instagram, você garante um atendimento ainda mais atualizado e personalizado, mesmo lidando com um grande número de atendimentos.
A API do chatbot do Instagram vai ajudar seus clientes a entrarem em contato com a sua marca com mais facilidade, independente do canal de comunicação, garantindo que todas as necessidades do seu consumidor sejam atendidas.
Para isso, você precisa de um chatbot que seja alimentado pela Inteligência Artificial. Com o IA integrado, o atendente virtual aprende enquanto se comunica com os consumidores, tornando a comunicação ainda mais avançada.
A API garante análises diárias de desempenhos, leads gerados, vendas convertidas e muito mais. No entanto, conversas em grupo ainda não são suportadas nesta versão do aplicativo.
Qual a importância do chatbot para Instagram?
O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo e seu marketplace só cresce.
Os usuários deste aplicativo utilizam a rede social para encontrar informações sobre produtos e, ocasionalmente, comprar itens. Portanto, a presença na rede social, assim como o atendimento para suporte e vendas, é essencial para aproveitar todas as oportunidades de negócio e aumentar a reputação da marca no mercado.
Para quem tem alta demanda de atendimento na rede social, o uso de chatbot para Instagram é essencial. Ele vai mostrar profissionalismo no seu atendimento, além de diminuir filas de espera e melhorar a experiência do consumidor de forma geral.
Além disso, quanto menos tempo gasto respondendo perguntas repetitivas e fáceis, mais seus atendentes podem se concentrar nas vendas e dúvidas personalizadas. Assim, suas vendas crescem e os feedbacks positivos aumentam.
Do mesmo modo, contar com um chatbot com Inteligência Artificial é essencial para oferecer uma comunicação completa e não acabar frustrando o consumidor com uma ferramenta ruim em comparação aos modelos atuais do mercado.
E se engana quem pensa que a comunicação automatizada não é tendência. O IA é o futuro do mercado, e os consumidores estão dispostos a interagir com chatbots, desde que integrados da maneira correta ao atendimento.
Conclusão
Ou seja, garantir que seu atendimento automatizado esteja de acordo com a comunicação da sua marca é essencial para ter sucesso nessa estratégia. Assim, vai ser possível otimizar toda a operação comercial, principalmente no suporte e atendimento.
Portanto, após conferir todos esses detalhes e vantagens de um chatbot para Instagram, é nítido que essa tecnologia tem grande impacto no dia a dia das empresas e pode otimizar muito a rotina da área de atendimento.
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