Atender a todos os clientes com qualidade e agilidade pode ser sim uma tarefa simples. Saiba mais sobre Bots e conheça todos os seus benefícios
Um levantamento realizado pela Gartner apontou que os chatbots serão responsáveis por pelo menos 85% de todas as interações de atendimento ao cliente até 2020. Esse dado revela um fato que está em alta nos últimos tempos: a Inteligência Artificial não se restringe apenas às grandes empresas de tecnologia, e está cada vez mais próxima do consumidor comum.
Antigamente, era muito comum os consumidores terem receio de buscar o suporte das empresas quando necessário. Hoje, esse cenário está mudando. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com a Take mostrou que 70% dos brasileiros estão dispostos a dialogar com corporações por meio de aplicativos como WhatsApp ou Messenger.
Ao investigar mais a fundo diversos perfis de consumidores, o estudo indicou que 40% deles preferem se comunicar por mensagem de texto, 30% escolhem conversar via voz e os 30% restantes preferem ser atendidos pessoalmente.
Com essa mudança na relação entre corporações e consumidores, negócios que apostam em softwares capazes de fazer um atendimento prévio e personalizado podem sair na frente. O uso de bots, além de gerar mais agilidade de atendimento, fornecendo uma experiência positiva para o cliente, implica em vários benefícios para a empresa.
Abaixo, explicamos o que são os bots e quais são as suas vantagens. Confira!
Afinal, o que são bots?
A palavra bot é o diminutivo de robot, robô em inglês. Assim como robôs, os bots foram criados para executar ações humanas padronizadas e repetitivas. A grande diferença é que eles existem apenas no formato digital.
Devido à sua grande utilidade, essas aplicações de software também são conhecidas como assistentes ou agentes virtuais.
O Google é muito famoso por utilizar bots para indexar sites em seus resultados. Nessa situação, as aplicações vasculham a internet e avaliam os conteúdos de acordo com diversos critérios estabelecidos pelo Google para então ranquear as páginas.
Mas além disso, os bots também podem ser usados para:
- Responder visitantes em sites
- Atender o público nas redes sociais
- Monitorar a imagem da sua empresa nas redes sociais através da busca por menções à marca
- Qualificar leads
- Analisar estratégias de SEO e outros elementos do marketing de conteúdo
- E muito mais!
O limite do uso da tecnologia é cada vez menor. Para adotar o bot em seu negócio, use a criatividade. Tudo vai depender de qual é a sua dor para então encontrar uma maneira de fazer a aplicação te ajudar a resolvê-la.
Quais as vantagens de deixar um bot trabalhar por você?
Ao contrário do que muitos pensam, os bots não pretendem substituir completamente os recursos humanos. Seu grande objetivo é auxiliar nas funções consultivas, otimizar processos, e reduzir custos.
A seguir listamos as principais vantagens de adotar os bots no atendimento da sua empresa:
#1: Otimização no atendimento
Você já ligou para uma empresa e teve que ficar horas pendurado no telefone até conseguir falar com alguém? Se você é brasileiro, aposto que sua resposta foi sim. E esse não é o tipo de experiência que você quer passar para o seu cliente, certo?
Com os bots, isso não acontece! Um processo que antes demandava diversas etapas, pessoas e, em muitos casos, stress, com os robozinhos pode ser otimizado. A chave aqui é agilidade no atendimento! E qualidade, é claro.
O interessante dessa estratégia é que ela pode, inclusive, funcionar 24 horas por dia. Isso porque você não precisará ter pessoas dedicadas exclusivamente para essa função. Com a inteligência artificial, você pode programar os horários e condições de atendimento. O resultado? Respostas em tempo real e um consumidor mais feliz.
#2: Redução de custos
Uma pesquisa anual realizada pela Juniper estimou que, até 2022, os chatbots serão responsáveis por uma economia de mais de 8 bilhões de dólares anuais. Esse valor não é à toa.
Com o uso de bots, a empresa pode reduzir os gastos com toda a estrutura que envolve uma área de atendimento. Mão de obra, custo unitário de atendimento, índice de retrabalho, internet e telefone são alguns fatores de exemplo.
#3: Personalização do atendimento
Se você deseja encantar o cliente e fornecer à ele um atendimento personalizado, o uso de bots pode ser uma grande sacada.
Em primeiro lugar, essas aplicações são capazes de captar mais dados do consumidor. Com essas informações, é possível direcionar melhor o atendimento e prevenir eventuais problemas.
Um exemplo disso são os chatbots instalados em blogs. Através de um esquema bem pensado de perguntas, eles podem entender a situação do visitante e recomendar os melhores conteúdos para ele.
#4: Abordagem proativa
Seguindo o exemplo anterior, um visitante pode ou não realizar uma ação em um site. Da mesma forma, um consumidor de conteúdo pode ou não avançar na jornada de compra. Os bots podem ser um fator decisivo para fazer essas pessoas engajarem de fato com a empresa.
Ao invés de simplesmente esperar o visitante “levantar a mão”, os chatbots podem abordá-los de maneira proativa. Mas isso, é claro, a partir de condições previamente definidas e que não sejam intrusivas demais. Tudo deve ser feito pensando na experiência do usuário.
Bom, agora você já conhece mais sobre o universo dos bots e como eles podem te ajudar a ter mais agilidade no atendimento. Está esperando o que para implementar essa estratégia?
Aproveite a oportunidade e converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Ou se preferir fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.
Atendimento Multicanal
de verdade,
é com
ASC SAC!
Plataforma de atendimento multicanal e omnichannel com atendimento humano, criação de robô de atendimento e integração de APIs.
Impulsione suas vendas
Conquiste oportunidades
Alcance mais resultados
Atendimento digital simples
ASC SAC OMNICHANNEL
Todos os seus atendimentos digitais em um só lugar!
Com ASC SAC, em uma única tela, você visualiza todos os atendimentos e responde as mensagens dos seus clientes com mais comodidade de qualquer lugar, a qualquer hora.
- Menos custos
- Mais produtividade
- Menos reclamações
- Mais qualidade
Gerencie mais de 20 canais digitais em uma plataforma simples, intuitiva e amigável.
Empresas que confiam na ASC Brazil
Empresas que confiam na ASC Brazil
FLOW
Construa seus próprios fluxos de atendimento ou deixe esta tarefa conosco.
Planeje e organize a jornada do seu cliente, ganhando agilidade, otimizando processos e reduzindo custos, com um atendimento ao cliente automatizado e uma plataforma de suporte.
- Atendimento 24h, 7 dias por semana
- Elimine tempo na fila de espera
- Visão completa de todo o fluxo em uma única tela
- URAs para diferenciar filas de serviços
- API pronta para integrar ao sistema do cliente
Automatize suas conversas e traga mais resultados para toda a jornada do consumidor.
CHATBOT
Crie e personalize o seu robô para que ele possa conduzir o atendimento ao cliente de forma independente, sem necessidade de interferência humana.
Reduza o tempo de resposta aos seus clientes, automatize seus atendimentos e escale mais vendas com seu próprio robô de atendimento.
Melhore a experiência do cliente, otimize o tempo da sua equipe e ainda reduza custos.
Integre seu chatbot com Watson da IBM, Luis da Microsoft, Dialogflow do Google e a nossa Sofia.
Sofia é nossa atendente virtual.
Ela é curiosa, adora conversar e está sempre aprendendo coisas novas. A Sofia é responsável pelo atendimento aos clientes da ASC Brazil.
Quanto mais ela conversa com as pessoas, mais ela aprende coisas e melhora a sua conversação. Sendo cliente ASC Brazil, sua empresa também pode criar e desenvolver seu próprio robô.
Sofia, bot cognitivo desenvolvido pela ASC.
Quer saber mais?
APLICATIVO ASC
Atenda seus clientes a qualquer hora, de qualquer lugar. Baixe o aplicativo ASC SAC e tenha o controle de todo o processo de atendimento a um clique de distância.
- Tenha vários atendentes logados no mesmo APP
- Atenda e gere vendas onde quer que esteja
- Tenha a facilidade de se relacionar com seu cliente na palma da sua mão
Soluções em atendimento ao cliente para diversos segmentos de empresas
WHATSAPP BUSINESS
Sabia que 98% dos usuários de smartphone utilizam o WhatsApp todos os dias?
Essa é a chance da sua empresa de conversar com o cliente no canal de atendimento que ele mais gosta e usa.
Integre seu número do WhatsApp Business com a ASC SAC e gerencie milhares de conversas instantâneas em um único lugar.
- Vários atendentes em um mesmo número de telefone
- Selo de autenticidade
- Chatbot dentro do WhatsApp para agilizar o atendimento
Alguns números de ASC SAC em 2022
A hora de aumentar suas vendas é agora!
Impulsione suas vendas com um atendimento integrado, próximo e eficiente, em uma plataforma de multicanais do seu jeito.
Últimas novidades
Confira em nosso blog, tudo sobre atendimento digital, chatbots e outros temas para impulsionar seu atendimento e suas vendas.