28 de outubro de 2019

Destaque

Algumas questões pra você responder a pergunta “Onde começa a transformação digital?”

 

É verdade que todo mundo fala em transformação digital, que é o futuro dos negócios, etc. E você, compreensivelmente, não quer perder esse trem. De fato, não é novidade que o mundo digital cada vez mais está marcando presença no universo das transações comerciais. Mas é necessário entender que, antes de vincular sua marca a esse novo caminho, é preciso que sua equipe e a empresa se preparem. Nesse artigo, vamos trazer algumas dicas para que você possa saber, com segurança, onde começa a transformação digital.

Já falamos o que é transformação digital nesse artigo  e detalhamos uma visão prática aqui.

Primeiro a estratégia, depois o investimento

É muito comum que líderes interessados em ingressar sua marca num caminho de transformação digital partam de uma determinada ferramenta. Isso porque, eles acreditam ser capaz de alavancar progressos e aumentar vendas.

Mas os especialistas afirmam que é mais lúcido primeiro definir uma estratégia para obter avanços, inclusive procurando traçar metas. Depois desse passo vem o processo de compreender quais ferramentas do mundo digital são adequadas a sua marca.

Você até pode pensar em capacitar a sua marca com novos atributos, como melhorar a logística para evitar falhas no fornecimento ou aumentar a velocidade com que seus produtos avançam pelo mercado, mas não adianta pensar apenas nas ferramentas. O lugar onde começa a transformação digital é a sala de reunião, onde você define que estratégia adotar.

As tendências do mundo digital

A cada dia o mercado acena com novas ferramentas a serem usadas em estratégias para as marcas. Algumas delas traçam o caminho contrário, ou seja, são criadas para múltiplos usos e se tornam fundamentais no mundo dos negócios. É o caso da tecnologia em nuvem, dos aparelhos mobile e das próprias redes sociais.

Segundo pesquisa realizada pela Harvard Business Review, algumas dessas tendências do mundo digital não apenas acabaram se incorporando às estratégias de marketing, como também inspiraram novos modelos ou formas de fazer negócio. O exemplo mais clássico talvez seja o celular, cujo emprego como caminho de busca por produtos só aumenta.

É claro que sua marca vai confirmar presença nesses meios, mas é essencial usar a tecnologia em função do seu negócio. A sua atuação numa rede social, por exemplo, pode não ser tão vantajosa para sua marca, e você na verdade está mobilizando sua equipe sem um retorno satisfatório. Num caso como esse, não tenha medo de contrariar as tendências digitais e colocar seu colaborador para usar a ferramenta que sinalize boas possibilidades.

E sua equipe diante das transformações digitais?

Uma das questões mais espinhosas na hora de levar adiante uma nova base estratégica é que, onde começa a transformação digital, há o receio dos colaboradores de que essas mudanças venham acarretar perda de empregos, o que pode levar a uma sensação de insegurança que os leve a instintivamente resistir às mudanças.

Na verdade é uma visão simplista acreditar que basta um investimento em ferramentas e aplicativos para que sua marca esteja no mundo digital. Nada disso! As mudanças têm de ser, antes de tudo, na mentalidade, na compreensão das novas estratégias adotadas, e isso se faz com pessoas. Melhor ainda com aquelas que já conhecem bem a marca.

Assim, quando se pensa em implementar um novo curso, baseado na transformação digital, uma medida inteligente por parte dos gestores é tranquilizar os seus colaboradores. Dessa forma, demonstra-se o quanto eles são necessários nas novas diretrizes que vão nortear as estratégias da empresa.

É claro que não é segredo que a eficiência das ferramentas tecnológicas pode eliminar alguns postos de trabalho, e que numa marca que migra com sucesso para uma fase digital podem acontecer mudanças que atinjam os recursos humanos. Mas isso não significa que transformação digital seja sinônimo de perda de emprego. Procure deixar isso bem claro, porque sua marca vai precisar de seus colaboradores para implementar uma estratégia de transformação digital.

Mudando além do digital

A maior parte dos gestores que começaram a usar a transformação digital tinha em mente que as mudanças atingiriam aspectos como cortar custos, aumentar a eficiência ou a produtividade. É claro que isso também seria afetado, mas talvez o mais importante estivesse por vir.

E sobre isso podem testemunhar algumas marcas que, acostumadas a atuar de peito mais aberto, perceberam que a transformação digital, mais do que melhorar o que já existia, poderia abrir o caminho para novos modelos de negócio ou até mesmo para outras possibilidades para a marca.

Como passaram a dispor de novas ferramentas e principalmente de um melhor desempenho na captação de dados e informações sobre o mercado e os clientes, novos nichos de atuação passaram a ser viáveis, gerando outros fluxos de receita e novas necessidades na gestão da marca.

Confirmando o que temos defendido nesse artigo, essas novas oportunidades quase sempre só são vislumbradas quando os gestores implementam toda uma adequação de estratégia ao apostar na transformação digital. Uma postura muito diferente da de quem investiu em meios digitais apenas como modo de melhorar o que já existia ou para viabilizar o que não vinha dando certo.

Agilidade na hora de implementar novas ideias

Um item importante onde começa a transformação digital é na organização interna das empresas que migram para essa nova estratégia. Muitas vezes, a implementação precisa ocorrer de forma parcial, em apenas um aspecto. A área de atendimento ao cliente, por exemplo, poder testar alguma nova ferramenta, sem que outros setores estejam funcionando dentro da mesma concepção.

Se os líderes da área reformulada tiverem que agir dentro de um protocolo, em consonância com o restante da equipe, pode ser que fiquem limitados.

Em outras palavras, aquela rigidez hierárquica que muitas vezes caracteriza as empresas nem sempre (ou quase nunca) é bem-vinda num processo de transformação digital. Um bom modelo para se imaginar é o do funcionamento de grande parte das empresas do Vale do Silício.

Ali há a necessidade de mudanças repentinas, que precisam contar com uma dose de autonomia por parte dos líderes para que proponham ajustes necessários. Em casos como esses, ainda ter que se reportar a superiores, apresentar formalmente as ideias, convencer um colegiado do que se quer fazer, enfim, ter de passar por um arsenal de etapas antes de implementar pode determinar a perda do timing preciso para a mudança.

Em transformação digital, a confiança na experiência dos líderes é fundamental e é bom tirar do caminho esses obstáculos normalmente desnecessários, que são uma espécie de herança de antigas arquiteturas organizacionais.

Inovações que integram marcas e clientes

Qualquer pessoa pode perceber o impacto da tecnologia no dia a dia, a tal ponto que invenções como o smartphone se tornaram um utensílio conhecido e dominado por qualquer pessoa, com reflexo direto nas vendas. O mesmo se pode dizer das redes sociais, que na esteira da tecnologia mobile tem provocado mudanças até nas relações entre seres humanos.

Dessa forma, não há como essa transformação digital do cotidiano, ocasionada por smartphones e redes sociais, não ser aproveitada no que se refere à gestão de marcas e produtos e também na forma de as empresas trabalharem.

A grande facilidade que essas tecnologias oferecem para se conhecer dados e informações também se torna um item de transformação digital. Afinal, de aparelhos móveis e de mídias sociais, é possível alavancar oportunidades de negócio e até mesmo aperfeiçoar ferramentas digitais.

Em muitas empresas já é possível aos colaboradores, de qualquer estação de trabalho ou mesmo de seus dispositivos particulares, acessar o banco de dados da empresa e ter acesso a informações numa velocidade e praticidade às vezes valiosas para determinar um contato ou uma venda.

A popularização de outra tecnologia, a nuvem, colabora ainda mais para esse processo. Elas permite um acúmulo de informações que possam favorecer a obtenção rápida de dados, garantindo uma boa dose de eficiência.

 Imagine, por exemplo, um colaborador, mesmo fora do horário comum de trabalho, se deparando com uma grande oportunidade e em seguida cair na maior frustração por não poder ter acesso a informações que seriam fundamentais, porque a sua empresa não despertou ainda para essa dinâmica do mundo das vendas e não utiliza as facilidades tecnológicas como poderia.

Segundo IBM Institute for Business, o potencial dos recursos da tecnologia de nuvem – principalmente no que se refere a inovação – mal começou nas empresas.

As novidades na transformação digital

Uma das características da transformação digital é a sua capacidade inata de sempre inovar. Por isso, separamos algumas tendências que podem fazer a diferença no dia a dia das empresas.

Nuvem híbrida

O uso da nuvem já começou a fazer parte do dia a dia de inúmeras empresas, especialmente agora com o maior uso do home office. Porém, a nuvem híbrida é uma combinação do uso de nuvem pública, aquela gerenciada por terceiros, e a nuvem privada, que é estruturada pela própria empresa.

Com isso, é possível obter a mobilidade e praticidade da nuvem pública, mas contar a segurança da nuvem privada. Muitas empresas que lidam com informações sigilosas, como instituições financeiras, preferem nuvens privadas para armazenar esses dados e diminuir as chances de vazamentos.

Cibersegurança

Em 2020, o Brasil teve recorde de casos de ciberataques. Por isso, uma das preocupações das empresas é garantir a segurança dos seus dados. Ou seja, o investimento em cibersegurança será essencial para proteger as informações das empresas.

Afinal, os dados têm se tornado um dos principais ativos de muitos negócios.

Uso de IA

A Inteligência Artificial também tem se tornado mais comum no dia a dia de empresas e consumidores. Ela está presente, especialmente, no desenvolvimento de chatbots, permitindo que eles aprendam ao interagir com os clientes humanos, tornando as conversas mais humanas conforme ele se adapta.

Outro uso comum da IA é, e você pode perceber isso, a segmentação de público para envio de anúncios. Por exemplo, ao pesquisar sobre um determinado assunto ou visualizar posts nas redes sociais, a inteligência artificial pode determinar o seu interesse e, por isso, enviar anúncios que possam ser o que você procura.

Requalificação da equipe

Nós já falamos da preocupação que alguns colaboradores possam ter com seus empregos quando uma empresa começa a modernizar suas atividades. Por isso, a requalificação da equipe é importante. Afinal, ao investir em treinamento e educação dos seus funcionários para saberem como usar e aplicar essas novas tecnologias demonstra a preocupação da empresa com sua equipe.

Além disso, as pessoas, hoje, estão mais abertas à mudança e, por isso, podem estar dispostas a participarem da transformação digital.

Quais são os principais benefícios da transformação digital?

A transformação digital traz mais do que mudanças e inovações tecnológicas para uma empresa. Ela possui outros benefícios, como:

  • Redução de processos manuais e maior agilidade nas tarefas no dia a dia;
  • Mais qualidade nas entregas dos produtos ou serviços;
  • Aumentar a satisfação dos clientes ao ser capaz de atender às novas demandas;
  • Transformar a marca em mais competitiva;
  • Reduzir custos;
  • Aumento da cibersegurança;
  • Acelerar e aumentar a produtividade.

As vantagens da transformação digital são várias, afetando a produtividade, relacionamento com cliente e até mesmo como sua marca pode ser vista pelo mercado.

Por isso, determine quais são os objetivos e metas da sua empresa para saber a melhor forma de aplicar a transformação digital.

Conclusão

O ponto onde começa a transformação digital de verdade é na decisão de replanejar a estrutura organizacional da empresa, antes de investir em qualquer ferramenta digital.

Muitas possibilidades do mundo digital já estão no mercado, possibilitando cada vez mais inovações e garantindo eficiência em nível sempre mais alto. E falamos de algo que ainda tem muito a evoluir, ou seja, elas vão chegar de qualquer maneira e você precisa estar bem consciente para acompanhar o que vem por aí.

As mudanças vão ocorrer exatamente através dessa combinação de invenções tecnológicas e adequações na gestão de marca. A transformação digital é uma renovação de conceitos e precisa deixar de ser encarada, como ainda fazem muitas empresas, como solução mágica, que de um momento pro outro vai trazer rentabilidade, fidelidade e elevação da marca.

Aproveite a oportunidade da transformação digital e converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Ou se preferir fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.

 


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