Chatbots e WhatsApp estão despontando cada vez mais como ferramentas de atendimento e relacionamento com o cliente, e não é só isso, muitas empresas estão criando redes para interagir com seus fornecedores e prestadores de serviços. A plataforma tem ganho cada vez mais espaço em serviços especializados em atendimento ao cliente e gerenciamento de contact centers. Cada vez mais essas ferramentas de comunicação terão o poder e o potencial de mudar a relação entre uma empresa e seus clientes.
Existem várias razões para as empresas tomarem a decisão de usar o WhatsApp. Muitos clientes querem ser atendidos rapidamente para tirar uma dúvida ou resolver alguma questão que precisam entrar em contato com a sua marca, e o seu cliente ficar procurando no site o contato, às vezes pode ser uma maneira ineficaz e bastante lenta dele entrar em contato. Se você coloca uma opção de entrar em contato via WhatApp, você consegue agilizar o atendimento ao seu cliente e ele de maneira mais rápida conseguirá resolver sua questão.
As empresas precisam se aproximar de seus clientes e uma das soluções para estar próximo é estar onde eles estão: no WhatsApp. A implementação de uma solução de atendimento através do WhatsApp não será perfeita desde o início se não houver um processo de aprendizado integrado aos processos de negócios da empresa. É preciso pensar em um processo ágil e que possua um fluxo de atendimento rápido e automatizado para se ter uma ação de resposta a cada desejo que seu cliente quiser obter. De fato, o primeiro desafio é integrar esta ferramenta de mensagens em outros sistemas de atendimento ao cliente, pois provavelmente você não irá trabalhar apenas com uma solução de atendimento ao cliente, então pensar nessa integração, faz parte da criação desse processo de implementação. O WhatsApp é um novo tipo de comunicação, ele é mais ágil, mais próximo do cliente e mais interativo. Além de você poder utilizar uma comunicação personalizada, ele também faz você enxergar o seu cliente como um amigo seu, pois suas conversas em Whatsapp são realizadas através daquelas pessoas que você possui mais afinidade e desta forma conversas individuais. Esta forma de comunicação fortalece o relacionamento e aumenta a fidelidade do cliente. Ele se torna mais do que um novo canal de suporte pois melhora a comunicação e o relacionamento com os seus clientes. Os resultados realmente, são bastante impressionantes. É um novo tipo de comunicação, e não apenas para os seus clientes, mas também para todos nós do meio corporativo. O contato entre ambos é ainda mais próximo do que antes.
Com esta nova ferramenta de comunicação, as empresas estão se aproximando de seu objetivo de oferecer serviços de alta qualidade e satisfação do cliente. Desta forma, nos tornamos mais ágeis e inovadores. Você fornece aos seus clientes as informações mais úteis no momento em que mais eles precisam.
Além do WhatsApp você pode oferecer outras formas de relacionamento e atendimento ao cliente, estamos sempre à procura de novas formas de introduzir inovações para apoiar nossos consumidores e clientes. Na verdade, também utilizamos chatbots para ficar conectado com os clientes o tempo todo. Uma coisa é certa: os chatbots não podem e não substituirão mentes e serviços humanos, mas podem nos apoiar na prestação de serviços básicos aos clientes de forma muito rápida e eficaz.
No entanto, nossos clientes sempre têm a opção de solicitar um call-back caso sua questão não possa ser resolvida de forma suficiente ou definitiva. Como resultado, o uso de chatbots ajuda as equipes de atendimento ao cliente a se concentrarem mais em suas principais tarefas: ajudar os clientes a ter mais sucesso, fornecendo benefícios reais e conhecimento adicional e serviços proativos.
O que você gostaria de saber mais sobre o WhatsApp e os chatbots para atendimento ao cliente? Podemos fazer uma demonstração gratuita como funciona nossa plataforma de multicanal que dentre as ferramentas optativas estão WhatsApp e Chatbots.