Muitas pequenas e médias empresas já estão usando o WhatsApp Business para se conectar com os seus clientes. E eles estão certos, pois o aplicativo se tornou parte da rotina dos brasileiros. Uma pesquisa publicada ano passado já dizia que 80% dos brasileiros usam o aplicativo pelo menos uma vez a cada hora, outra constatou que o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros.
Se a sua empresa, no entanto, gostaria de evoluir a sua comunicação no canal, você pode introduzir a utilização dos Chatbots para tratar das mensagens recebidas por lá de maneira inovadora. Você pode enviar atualizações de pedidos ou lembretes de contas em aberto automaticamente, ou ainda personalizar o atendimento ao cliente, de acordo com palavras-chave que ele usar.
Sabendo o porquê surgiu essa ideia e algumas das possibilidades de uso da implantação de um ChatBot para o atendimento via WhatsApp da sua empresa, vamos discutir a seguir quais as vantagens que o seu negócio terá ao investir nessa tecnologia.
Atendimento rápido, altamente escalável e de qualidade
Você pode atender muito mais clientes ao mesmo tempo sem deixá-los esperando em uma fila de espera. As dúvidas mais simples do consumidor podem ser resolvidas pelo próprio Chatbot de imediato e somente direcionar para atendentes quando for uma questão mais complexa.
Ou seja, enquanto os seus atendentes lidam com as solicitações mais complexas, aquelas que demandam menos atenção são simultânea e rapidamente resolvidas pelo robô da sua empresa. Com isso, você aumenta a satisfação do cliente que além de ter sua questão solucionada não precisou esperar por horas nem ser transferido inúmeras vezes.
Disponibilidade além do horário comercial
Uma vez programados os Chatbots podem funcionar sozinhos e atender o seu cliente 24 horas 7 dias por semana, seja em um domingo ou às 3 da manhã de uma terça-feira. Isso é importante para aproveitar o interesse do cliente assim que ele o demonstra, não deixando esfriar o entusiasmo do mesmo.
Além disso, pode ser bastante útil para empresas que possuem clientes em fusos horários diferentes, seja no Brazil ou qualquer lugar do mundo. E também tem aqueles clientes que têm horários de trabalho alternativos e costumam ficar acordados durante a noite.
Automatização dos processos
Os Chatbots também podem trazer a grande vantagem de automatizar processos, que gera a diminuição de processos repetitivos e burocráticos que fazem parte da rotina dos atendentes.
Clientes que ligam com a mesma dúvida um atrás do outro. Ligações para rastrear um pedido. Todas etapas que precisam ser seguidas para concluir uma venda. Procedimentos para arquivar o aceite do cliente. Relatórios após cada ligação. Tudo isso pode ser feito por um Chatbot.
E ainda, o Chatbot diminui as chances de erros humanos acontecerem, pois além de ser um robô que segue exatamente aquilo que ele foi programado a fazer, o uso do mesmo alivia a demanda da equipe de atendimento e essa tem mais tempo e disponibilidade para focar em ser eficiente na resolução de dilemas mais complexos.
Redução de custos
Além de tudo isso, o sistema tende a gerar mais economia para o seu negócio. Isso mesmo! Uma vez que os Chatbots estão em funcionamento e sua equipe foi treinada, você começa a colher as vantagens citadas acima e com a otimização do tempo de atendimento dos seus atendentes pode levar você a diminuir o custo por atendimento, a infra-estrutura necessária, o retrabalho, e até o tamanho da equipe de atendimento, podendo investir em outras áreas que necessitam de agentes humanos.
Os Chatbots, portanto, são uma opção que vem simplificar e otimizar o atendimento da sua empresa, proporcionando uma experiência agradável para o seu cliente. E o uso do mesmo no WhatsApp é uma excelente estratégia já que o aplicativo é extremamente presente na vida dos seus clientes e prospects.
Depois de ler todas essas vantagens de um Chatbot para o WhatsApp do seu negócio, te apresentamos a ASC SAC. Uma plataforma multicanais de atendimento que te proporciona a chance de criar o seu próprio Chatbot personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa. Com ela você tem uma visão mais ampla do seu cliente e do atendimento que ele recebe.
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