Como atrair mais clientes? A transformação digital impactou a forma com que empresas e clientes se relacionam. Por isso, para se destacar é preciso conhecer as mudanças e encontrar as tecnologias essenciais.
Muitas tendências para 2021 continuam no radar de gestores e empresários que procuram atrair mais clientes. Isso se dá ao fato de que não basta ter uma projeção, é preciso começar a se adequar urgentemente.
O mundo tecnológico avança diariamente e as empresas precisam acompanhar as tendências para não ficarem obsoletas. Descubra agora como atrair mais clientes com 5 tecnologias essenciais e uma experiência incrível de atendimento!
Por que investir na experiência do cliente?
Antes de conhecer as tecnologias essenciais para atrair clientes é preciso que você saiba a importância que uma experiência boa ou ruim pode ter na percepção que seus consumidores têm da sua marca.
Não importa se é antes, durante ou depois de adquirir seus produtos ou serviços, a experiência do cliente pode ser definida como a soma de todos os contatos que ele teve durante sua jornada até fechar negócio com a sua marca.
Dessa forma, é importante focar em todos os aspectos, mas especialmente no atendimento. Afinal, segundo uma pesquisa da American Express, cerca de 60% dos consumidores já desistiram de uma compra devido a um mau atendimento. É um índice bem alto, e isso se levarmos em conta somente a experiência negativa no atendimento.
Por isso, as tecnologias que iremos abordar hoje são focadas em melhorar a qualidade do seu atendimento para proporcionar uma experiência positiva, e também para conquistar mais clientes.
Omnichannel
Hoje, não basta estar no ambiente digital. É preciso desenvolver uma estratégia omnichannel para atender demandas e superar expectativas. O que isso significa? Entenda que o seu cliente pode te procurar pela rede social, tirar uma dúvida ou abrir um chamado no chat e fechar a compra por um canal de voz, da forma em que ele preferir.
Segundo o artigo publicado na CIO, 85% do relacionamento com empresas em 2021 não terão qualquer intervenção humana. O número mostra a movimentação dos últimos meses, já que as pessoas estão procurando por interações com empresas em diferentes canais, no horário em que preferirem.
Mesmo os clientes que visitam a loja física, passam por alguma etapa da jornada de compra no ambiente digital. Outra pesquisa realizada pelo Google, mostrou que 79% dos consumidores brasileiros que que compraram aparelhos celulares em lojas físicas tiveram alguma etapa de sua jornada pela internet.
Para atrair mais clientes, é muito importante ter um planejamento multicanal, garantindo que os consumidores sejam atendidos com excelência em todas etapas, independente do canal.
Escalabilidade
Ser escalável é ser capaz de crescer com agilidade. Você está preparado para responder solicitações de 100 clientes ao mesmo tempo? Se ainda não pensou nisso, significa que você não desenvolveu uma estratégia de escalabilidade no seu negócio.
Afinal, nenhum cliente quer ficar muito tempo esperando para ser atendido. Aliás, é bem comum que clientes desistam do atendimento e procurem outro canal de comunicação com a empresa, ou até mesmo façam reclamações.
Exatamente por isso, algumas regulamentações começaram a ser feitas para garantir um atendimento bem mais ágil para os clientes. Você pode conferir algumas das regras aqui, elas são mais voltadas para call centers, mas podem ajudar sua empresa a definir padrões de atendimento para evitar transtornos.
Mas, qual tecnologia essencial para atrair mais clientes e ser escalável? Com um chatbot de atendimento, onde as interações são realizadas por robôs, é possível melhorar a experiência do cliente, otimizar o tempo da equipe de atendentes e reduzir custos. As soluções para empresas escaláveis são diversas e, atualmente, é muito mais simples do que você imagina ter uma tecnologia de Chatbot no negócio.
Automação
Com a chegada de novas tecnologias e a necessidade de otimizar o tempo com processos repetitivos, ficou ainda mais importante utilizar a tecnologia para atrair mais clientes. O trabalho de colaboradores, por exemplo, pode ser otimizado através de automação.
Uma empresa que procura melhorar a performance interna, precisa oferecer novas possibilidades para os funcionários trabalharem com agilidade. Dessa forma, o impacto positivo na produtividade impacta também o relacionamento com os clientes que solicitam atendimento.
O uso da automação ainda é uma forma de não só aumentar a produtividade, mas também de diminuir o índice de erros humanos. Afinal, é comum que a atenção diminua em tarefas repetitivas, fora que ao automatizar esses processos, sua equipe é liberada para tarefas mais complexas e que exijam o olhar humano.
A Algar Tech, multinacional brasileira com atuação em vários países, integra soluções de Gestão de Relacionamento com Cliente, Ambiente de Tecnologia e Serviços de Telecom. Para oferecer serviços de atendimento de qualidade, utiliza no atendimento aos clientes as ferramentas de automação, banco de dados e soluções de cognição.
Humanização
Quando falamos de tecnologia, também precisamos reforçar que ela vai ter um comportamento cada vez mais focado nos seres humanos. Robôs, soluções e outras transformações, serão direcionadas para suprir necessidades que surgem com a globalização.
Hoje, o aumento do home office resultou em várias plataformas para centralizar as demandas da empresa. Enquanto isso, gestores e colaboradores estão procurando melhorias que podem ser feitas nos processos de interação entre eles.
Por outro lado, o distanciamento social também impactou relações comerciais, que migraram para o ambiente online. As pessoas querem ser impactadas e terem seus problemas solucionados, não importa onde estejam. Pensando nisso, tecnologias são essenciais quando estão focadas na solução de problemas. Considere implementar tecnologias que diminuem as dores de quem entra em contato com seu negócio, isso faz toda diferença!
Mas lembre-se também de que, às vezes, durante um atendimento alguns clientes podem se sentir mais seguros e à vontade para falar com um atendente humano. Por isso, essa opção de atendimento deve estar sempre disponível. Fora que a integração entre bots e seus atendentes humanos é essencial para um atendimento de alta qualidade, especialmente para os assuntos mais complexos.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial é uma tecnologia que permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana. Muito utilizada para atrair mais clientes, ela deve seguir em alta nos próximos anos.
Para deixar o trabalho da AI cada vez mais próximo do que é feito por atendentes humanos, a inteligência artificial aprende com cada interação e fica mais inteligente em cada chamado.
Muito comum em grandes empresas, a tecnologia é essencial para começar a transformação digital no negócio. A inteligência artificial otimiza a experiência do cliente e, é um ótimo diferencial competitivo para negócios disruptivos.
O trabalho realizado por atendentes não será extinto, mas os processos serão melhorados cada vez mais. A Sofia, por exemplo, é um robô da ASC SAC, que realiza a primeira interação com os clientes que entram em contato. Após a triagem, ela consegue direcionar o atendimento para o humano que dará sequência.
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