Sabemos que o consumidor muda o tempo todo e, com os avanços da tecnologia e do marketing, essas mudanças estão cada vez mais perceptíveis. Por esse motivo, o atendimento ao consumidor (SAC) também precisou se atualizar.
Quer saber o que mudou em relação ao atendimento oferecido ao cliente no passado comparado com o que é hoje? Continue lendo para descobrir!
O consumidor evoluiu e exigiu que tudo evoluísse junto
Antes, quando a concorrência existia, mas não era tão forte como é hoje, as pessoas aceitavam receber um atendimento mediano, pois o objetivo era conseguir um produto ou serviço, mesmo que o processo para que isso acontecesse nem sempre fosse agradável.
Obviamente, as coisas mudaram. A concorrência aumentou e as empresas começaram a perceber a necessidade de oferecer um bom atendimento para não perder espaço de mercado. Consequentemente, o público passou a enxergar a importância que tinha, ou melhor, ainda tem.
O que isso resultou? Um cenário onde o poder passou das mãos das empresas para as mãos do cliente, fazendo com que ele passasse a ditar as regras na hora de receber atendimento para adquirir um produto ou serviço.
Este novo consumidor tem nome: o chamamos de consumidor 4.0.
Conheça o consumidor 4.0 e saiba como se relacionar com ele
Bem informado, crítico, ativo e conectado. Estas são algumas palavras que definem bem o consumidor 4.0. Por ter domínio da tecnologia e dos diferentes canais de comunicação que existem por aí, ele está sempre antenado e disposto a fazer buscas em vários sites de vendas até encontrar o que deseja.
Mas não é só o meio virtual que ele domina. O consumidor 4.0 é aquele que passeia com tranquilidade entre o mundo online e offline em busca de produtos que sejam capazes de satisfazer com excelência as suas necessidades.
Usa bastante redes sociais como Facebook, Instagram e apps de lojas. Por isso, para se relacionar com ele é preciso que sua empresa esteja, antes de tudo, conectada. Isso porque esse é o melhor caminho para estar mais próximo de um consumidor que vê a internet como uma facilitadora, além de ser um lugar onde ele encontra todas as informações que precisa para comprar com segurança.
Resumidamente, o consumidor 4.0 não abre mão da multicanalidade. Ele entra em contato com sua empresa por onde for mais fácil para ele e por esse motivo o seu negócio precisa se adaptar para fornecer um ótimo atendimento do início ao pós-venda caso queira fidelizá-lo.
Leia mais: A importância do pós-venda para a fidelização de clientes (https://www.ascsac.com.br/a-importancia-do-pos-venda-para-a-fidelizacao-de-clientes/)
Do 1 ao 4: a evolução do SAC
O consumidor mudou, disso já sabemos. O que algumas pessoas ainda não sabem, ou não perceberam, é que o SAC de várias empresas também precisou mudar para que elas não ficassem para trás.
Hoje, sabemos que muitas já colocam em prática o SAC 4.0, mas você sabe como era antes dele? Confira como os avanços tecnológicos foram imprescindíveis para evoluir o modo como as marcas atendiam seus clientes no passado.
· SAC 1.0
Surgiu na década de 90 e, como a concorrência não era dinâmica quanto é atualmente, o que o cliente pensava não era tão levado a sério pelas empresas. Por saberem disso, os consumidores não eram exigentes.
· SAC 2.0
Novas tecnologias surgiram e a concorrência aumentou, fazendo com que a autoridade dos clientes sobre as marcas finalmente aparecesse, mesmo que de um jeito ainda tímido. Foi assim que se tornou fundamental a implantação de diferentes canais de atendimento com o intuito de facilitar a comunicação entre os consumidores e as marcas.
· SAC 3.0
Com a chegada das redes sociais e o avanço da automação dos processos, as empresas se viram na obrigação de melhorar, novamente, o serviço de atendimento ao consumidor. Por meio desse novo SAC, ficou mais fácil se atentar à satisfação do cliente para disponibilizar um serviço correspondente às suas necessidades.
· SAC 4.0
É o SAC que mais vai de encontro aos anseios do consumidor. O cliente ficou mais próximo de todo o processo de compra e as empresas que aderiram a ele tiveram a chance de melhorar a experiência e o relacionamento com seu público.
O SAC 4.0 e a tecnologia
Em razão de seus avanços e inúmeras possibilidades que oferece, a tecnologia é uma grande aliada de qualquer modalidade de negócio. E quando pensamos em atendimento ao cliente, é notável o quanto essa parceria proporciona ainda mais resultados.
Hoje, para que o SAC 4.0 seja colocado em prática com excelência, o mais recomendado é a utilização de um sistema de atendimento multicanal (link do blog post 1), pois ele garante que todos os seus canais de atendimento sejam gerenciados com facilidade e de forma integrada.
Obviamente, isso só é possível hoje graças à tecnologia, que além de contribuir para que o consumidor enxergue sua real importância em um processo de compra, também disponibiliza diversas plataformas que facilitam o bom atendimento desse novo consumidor.
Você já ouviu falar sobre a plataforma ASC SAC? Trata-se de uma excelente opção para a concretização do SAC 4.0, pois conta com uma abordagem multicanal que permite um atendimento diferenciado em todas as etapas da venda.
Quer saber mais sobre as vantagens de contar com uma ferramenta desse nível? Aproveite a oportunidade e converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Se preferir, fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.
Atendimento Multicanal
de verdade,
é com
ASC SAC!
Plataforma de atendimento multicanal e omnichannel com atendimento humano, criação de robô de atendimento e integração de APIs.
Impulsione suas vendas
Conquiste oportunidades
Alcance mais resultados
Atendimento digital simples
ASC SAC OMNICHANNEL
Todos os seus atendimentos digitais em um só lugar!
Com ASC SAC, em uma única tela, você visualiza todos os atendimentos e responde as mensagens dos seus clientes com mais comodidade de qualquer lugar, a qualquer hora.
- Menos custos
- Mais produtividade
- Menos reclamações
- Mais qualidade
Gerencie mais de 20 canais digitais em uma plataforma simples, intuitiva e amigável.
Empresas que confiam na ASC Brazil
Empresas que confiam na ASC Brazil
FLOW
Construa seus próprios fluxos de atendimento ou deixe esta tarefa conosco.
Planeje e organize a jornada do seu cliente, ganhando agilidade, otimizando processos e reduzindo custos, com um atendimento ao cliente automatizado e uma plataforma de suporte.
- Atendimento 24h, 7 dias por semana
- Elimine tempo na fila de espera
- Visão completa de todo o fluxo em uma única tela
- URAs para diferenciar filas de serviços
- API pronta para integrar ao sistema do cliente
Automatize suas conversas e traga mais resultados para toda a jornada do consumidor.
CHATBOT
Crie e personalize o seu robô para que ele possa conduzir o atendimento ao cliente de forma independente, sem necessidade de interferência humana.
Reduza o tempo de resposta aos seus clientes, automatize seus atendimentos e escale mais vendas com seu próprio robô de atendimento.
Melhore a experiência do cliente, otimize o tempo da sua equipe e ainda reduza custos.
Integre seu chatbot com Watson da IBM, Luis da Microsoft, Dialogflow do Google e a nossa Sofia.
Sofia é nossa atendente virtual.
Ela é curiosa, adora conversar e está sempre aprendendo coisas novas. A Sofia é responsável pelo atendimento aos clientes da ASC Brazil.
Quanto mais ela conversa com as pessoas, mais ela aprende coisas e melhora a sua conversação. Sendo cliente ASC Brazil, sua empresa também pode criar e desenvolver seu próprio robô.
Sofia, bot cognitivo desenvolvido pela ASC.
Quer saber mais?
APLICATIVO ASC
Atenda seus clientes a qualquer hora, de qualquer lugar. Baixe o aplicativo ASC SAC e tenha o controle de todo o processo de atendimento a um clique de distância.
- Tenha vários atendentes logados no mesmo APP
- Atenda e gere vendas onde quer que esteja
- Tenha a facilidade de se relacionar com seu cliente na palma da sua mão
Soluções em atendimento ao cliente para diversos segmentos de empresas
WHATSAPP BUSINESS
Sabia que 98% dos usuários de smartphone utilizam o WhatsApp todos os dias?
Essa é a chance da sua empresa de conversar com o cliente no canal de atendimento que ele mais gosta e usa.
Integre seu número do WhatsApp Business com a ASC SAC e gerencie milhares de conversas instantâneas em um único lugar.
- Vários atendentes em um mesmo número de telefone
- Selo de autenticidade
- Chatbot dentro do WhatsApp para agilizar o atendimento
Alguns números de ASC SAC em 2022
A hora de aumentar suas vendas é agora!
Impulsione suas vendas com um atendimento integrado, próximo e eficiente, em uma plataforma de multicanais do seu jeito.
Últimas novidades
Confira em nosso blog, tudo sobre atendimento digital, chatbots e outros temas para impulsionar seu atendimento e suas vendas.