Queremos começar este texto de um modo diferente: colocando você para refletir. Quando o assunto é transformação digital, será que implantar novas tecnologias já é o suficiente para que uma empresa seja considerada inovadora? Pense bem, esse é um questionamento importante.
Se sua resposta for não, parabéns por estar tão certo. Entretanto, se a resposta for sim, de antemão já podemos afirmar que a transformação digital vai muito além de adotar novas ferramentas e softwares. Ela também está relacionada à preparação da equipe para que sua empresa avance da maneira certa.
Quer saber como fazer isso? Continue a leitura!
O que é transformação digital?
Antes de saber o porquê da transformação digital ser tão importante, precisamos entender o que de fato ela é. Basicamente, estamos falando de um processo em que as empresas fazem uso da tecnologia para garantir melhores resultados, seja em vendas, desempenho ou alcance.
Só que não é apenas isso. A transformação digital é, também, uma mudança que modifica todas as áreas de uma organização, fazendo com que a tecnologia passe a ter um papel extremamente estratégico em todas as ações adotadas.
Por esse motivo, é fundamental que a equipe esteja alinhada e saiba fazer bom uso das ferramentas tecnológicas adotadas para atender de modo eficaz e inovador.
Leia também: As tendências de tecnologia para o seu atendimento ao cliente
A importância das empresas se tornarem digitais
A transformação digital pode ser vista como uma grande oportunidade para qualquer empresa que deseje se tornar mais competitiva em seu mercado de atuação. Além disso, possibilita que um negócio seja mais eficiente na análise de seus dados e mais inteligente na forma como atende e se relaciona com um cliente.
Empresas como Netflix, Amazon, Spotify, Uber, Airbnb, Facebook e iTunes são apenas alguns exemplos de como adotar a transformação digital pode ser uma grande vantagem. Afinal de contas, transformar os processos, as abordagens, as relações e o negócio como um todo tem se tornado imprescindível para que uma empresa alcance sucesso.
Além disso, a transformação digital proporciona diversos benefícios para qualquer tipo de negócio. Alguns que podemos citar são:
- melhora a satisfação dos clientes;
- facilita o trabalho da equipe de atendimento;
- proporciona maior controle sobre os processos;
- garante maior vantagem competitiva;
- simplifica os processos deixando-os mais ágeis e precisos;
- reduz os custos significativamente.
Como preparar sua equipe de atendimento para as mudanças
Agora que você já entendeu sobre a importância da transformação digital e viu o quanto ela pode ser vantajosa para o seu negócio, confira algumas dicas para preparar sua equipe de atendimento, deixando-a alinhada às mudanças!
Comece montando um roteiro
Antes de propor e implementar mudanças no seu negócio, separe alguns momentos para pensar estrategicamente sobre como a tecnologia está presente nos seus processos atualmente.
Para facilitar, responda perguntas específicas, como: quais ferramentas minha equipe usa hoje para fazer um bom atendimento? Ela entende sobre as funcionalidades e as usa da maneira certa?
Além disso, procure fazer um levantamento sobre as principais áreas que necessitam de mudanças. Assim, será possível corrigir o que for preciso para facilitar o desenvolvimento dos seus atendentes e, consequentemente, da sua empresa.
Verifique se a liderança está engajada
Para que a transformação digital se torne parte da empresa, não é apenas a equipe de atendimento que precisa se dedicar. A liderança da empresa, principalmente o CEO, tem que ser como uma mentora dessa mudança. Todos precisam estar focados e comprometidos para que as coisas saiam do lugar.
A mudança deve vir, primeiramente, do topo. A diretoria deverá ser vista como um exemplo a ser seguido pelos demais colaboradores.
Não abra mão da agilidade operacional
Se o intuito é preparar sua equipe de atendimento para a transformação digital, a agilidade operacional deve ser um dos primeiros objetivos a serem atingidos. Os processos precisam ser rápidos, e a equipe precisa ter as ferramentas certas para fazer isso acontecer.
Ao priorizar a agilidade operacional, sua equipe alcança maior produtividade e velocidade na hora de vender produtos ou serviços, além de ter mais facilidade para se adaptar a um cenário em que ocorrem mudanças constantes.
Incentive a melhoria contínua
Para que seja possível inovar, a equipe de atendimento precisa ser orientada e motivada a buscar melhorias contínuas para fazer sempre mais e melhor. Por isso, é papel da empresa incentivar a criação de grupos de trabalho multidisciplinares que sejam dedicados a trabalhar e transformar os processos para atingir o sucesso.
Além disso, a organização também pode atuar como uma apoiadora para que a equipe faça cursos, treinamentos e pós-graduações que tenham ligação com a apresentação de novas metodologias e produtos. Afinal de contas, investir na capacitação do funcionário é investir no crescimento da empresa.
Proporcione aos seus atendentes as melhores ferramentas
Ao possibilitar que os atendentes da sua empresa tenham acesso às melhores ferramentas, você também permite que eles alcancem melhores resultados por meio da transformação digital. Atualmente, com o avanço da tecnologia, o mercado disponibiliza diversos sistemas capazes de otimizar a gestão de todo o processo de vendas.
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