Mais e mais empresas estão usando chatbots para fornecer um serviço complementar aos seus usuários, na questão de atendimento e experiência do cliente.
Mas como os chatbots podem beneficiar sua empresa? Você deveria investir na criação de um também? Ou você poderia utilizar de serviços de uma empresa que lhe entregue além de Chatbot, mas também serviços de Multicanalidade e acompanhamento da Jornada do cliente, para que seus analistas de processos acompanhem esse ciclo e proporcione a melhor experiência ao cliente.
Aqui estão sete boas razões pelas quais um investimento pode compensar.
1. Você leva em consideração os hábitos de comunicação de seus clientes
O uso de serviços de mensagens aumenta a cada dia que passa. No Brazil, 80% das pessoas de 19 a 64 anos usam diariamente serviços como WhatsApp, Facebook Messenger ou similares. O uso não está mais limitado ao envio de mensagens de texto. O envio de GIFS, vídeos e emojis já é desnecessário.
Os usuários estão cada vez mais iniciando uma conversa com um bot, para tratar sobre sua consulta agendada, sobre uma negociação de dívida e até mesmo solicitando a segunda vida do boleto bancário, sem precisar de interagir com pessoas. Os canais de mensagens estão usando este canal de comunicação com o qual os usuários já estão familiarizados. Você acha que não, mas cada vez mais os usuários já estão acostumados com a tecnologia.
2. Chatbots ajudam você a garantir uma ótima experiência ao usuário
Chatbots estão usando o processamento de Linguagem Natural (PLN – é a subárea da Inteligência Artificial (IA) que estuda a capacidade e as limitações de uma máquina em entender a linguagem dos seres humanos). É por isso que os usuários podem fazer suas perguntas de maneira natural e se comunicar com o chatbot como se estivessem conversando com um colega de trabalho ou um amigo.
Procurar informações em um site ou em um aplicativo é menos intuitivo. Na maioria dos casos, várias etapas são necessárias até que você tenha chegado nas informações desejadas. Um chatbot torna essas etapas redundantes.
3. Você encurta a pesquisa de informação do cliente
Provavelmente, todo mundo tem esperado por horas no atendimento ao cliente quando falamos de atendimento via telefone. Quem não trocaria essa experiência por um bate-papo com um chatbot que entenda que você espera sobre a causa que deseja tratar com a empresa que você está se relacionando?
Isso permite que você forneça os resultados realmente relevantes para o usuário em menos tempo.
4. Você fornece informações relevantes para seus clientes
As informações disponíveis em um site ou em um aplicativo podem sobrecarregar os usuários rapidamente e nem sempre são relevantes para eles. Por exemplo, se você estiver procurando por nova aquisição de celular e vincular a um plano de uma operadora, as opções disponíveis costumam na maioria das vezes soarem confusas.
No entanto, se você souber que está procurando um plano com aparelho com um mínimo de 5GB de volume de dados e uma taxa fixa de telefone, um chatbot poderá filtrar os contratos disponíveis e oferecer apenas os relevantes ao cliente.
5. Você cria uma experiência mais pessoal ao cliente
O Chatbot pode ajudá-lo a gerar uma experiência pessoal do usuário, como única. Dependendo das perguntas que o usuário fizer, as respostas do bot serão diferentes. Especialmente os bots que não são baseados em regras e usam uma Inteligência Artificial, porque eles aprendem com cada interação do usuário.
Isso permite que sua empresa ofereça uma experiência individual a cada usuário e crie uma imagem de marca positiva e centrada no cliente.
6. Você gera mais atenção para o seu negócio
O uso de aplicativos está diminuindo em todo o mundo. Tanto que o Gartner aponta que até 2020 os bots irão cada vez mais superar o uso de apps, esse comportamento pode mudar rapidamente, como mostram muitos exemplos de outras tendências de tecnologia.
Especialmente se você quiser colocar sua empresa como uma especialista em inovação no seu setor, o desenvolvimento de um novo aplicativo provavelmente não será mais a melhor escolha. Um chatbot é claramente mais promissor, pois esta tecnologia ainda é nova e interessante para muitos usuários.
7. Seu atendimento passa a funcionar 24×7
Outra vantagem é a constante disponibilidade dos bots. Grandes empresas já criaram altas expectativas para os seus clientes. Seja uma entrega no dia seguinte ou uma resposta rápida a consultas – os clientes estão exigindo cada vez mais garantias.
Com um chatbot, você pode oferecer aos seus clientes um serviço ao cliente que está disponível 24 horas por dia, mesmo se não houver nenhum funcionário no escritório. Seu chatbot cuida da comunicação – não importa a hora do dia e até mesmo no fim de semana.
O propósito deste artigo é lhe dar uma visibilidade ao enorme potencial que os chatbots estão oferecendo. Se você tiver dúvidas sobre a implementação ou precisar de ajuda com o desenvolvimento de seu próprio bot, não hesite em nos contatar. Veja uma demonstração gratuita.