Com a popularização dos meios tecnológicos, o e-commerce veio pra ficar dividindo espaço com a loja física e outras formas tradicionais de venda. Avançando nessa mesma linha, os profissionais de marketing não tardaram a perceber que dessa diversidade de opções poderia se originar uma excepcional oportunidade de experiência de compra a ser oferecida aos clientes e é aí que entra a estratégia omnichannel para e-commerce.
É dentro dessa visão que se enquadra a estratégia omnichannel para e-commerce, que coloca nas mãos do cliente a possibilidade de decidir a melhor maneira de comprar ou se relacionar com uma marca. Nesse artigo vamos apresentar dicas de como fazer a sua marca migrar para esse caminho e obter sucesso nas vendas.
Pra começar vamos pensar em mudanças simples, mas que vão abrir as portas para voos maiores. Alterações de mentalidade necessárias para se adequar aos tempos de e-commerce.
Procure conhecer bem o seu mercado
Com os recursos que atualmente a tecnologia coloca a nossa disposição ficou muito mais fácil obter informações sobre os clientes, como conhecer seus hábitos e gostos, a faixa populacional em que se encontram, os horários em que preferencialmente vão atrás de produtos ou serviços. Uma verdadeira garimpagem de dados que oferece a você um bom nível de nitidez sobre os clientes.
Por outro lado, várias pesquisas revelam que a maior parte das pessoas costuma ter conhecimento dos produtos através de ferramentas digitais, seja por meio de redes sociais, sites das empresas ou vendo anúncios que aparecem enquanto estão on-line. A tarefa então é trabalhar cada um desses canais, explorando o perfil dos clientes. Você pode ir canal por canal, atraindo os compradores para a sua marca.
É um bom começo para desenvolver a sua estratégia omnichannel para e-commerce. Entender os pontos de contato é de suma importância e descrevemos isso no artigo “Conheça os benefícios de criar um mapa de jornada dos clientes Omnichannel”.
Se esforce por adequar todos os seus canais
Pode parecer um pouco óbvio, mas é importante que todos os canais da sua marca apresentem um nível de praticidade semelhante. É relativamente comum encontrarmos casos em que o conteúdo não foi corretamente dimensionado, ou seja, aquilo que um cliente encontra com facilidade no site não é acessado da mesma maneira, por exemplo, quando ele acessa pelo smartphone.
Imagina ter que ficar arrastando a imagem de um lado pro outro ou empregar ferramentas, como o zoom, por exemplo, para conseguir visualizar um conteúdo. Levando em conta que o cliente quase sempre compra em etapas, isto é, avalia as condições do produto num processo que pode durar dias, é muito provável que ele recorra a vários dispositivos diferentes, de acordo com o seu tempo ou disponibilidade. Então o dimensionamento pode ser um problema.
Se não encontrar em todos eles as informações de modo ágil e claro, muito provavelmente vai buscar uma outra forma (um concorrente, talvez?) de adquirir o objeto do seu desejo. Não permita que isso ocorra com a marca que você tanto luta pra consolidar no mercado. Já detalhamos mais sobre isso no artigo “Como os consumidores compram em um ambiente omnichannel: o que compram, quanto gastam e o que os impede de fazer o check-out com mais frequência”.
Promova a integração entre seus colaboradores
Há uma certa tradição com relação à organização empresarial que tende a marcar uma espécie de fronteira entre os vários segmentos de colaboradores. Isso já algum tempo é apontado como algo negativo, que dificulta a implementação de projetos e metas, mas no caso do omnichannel se torna um problema que pode fazer naufragar a sua estratégia.
Uma boa medida para evitar essa indesejável separação entre departamentos é promover uma reestruturação que se baseie em grupos de clientes ou então em setores do mercado. Com isso você coloca lado a lado, tendo que dar conta dos mesmos resultados, setores que antes praticamente não dialogavam. Isso vai criar uma cultura de compartilhamento muito benéfica para uma visão omnichannel.
Com o foco no cliente e em suas características, a empresa como um todo vai trabalhar integrada, avançando no conhecimento cada vez mais detalhado de cada canal e ao mesmo tempo com uma visão bem abrangente do todo. Uma estratégia que ajuda bastante nesse sentido é a base de conhecimento, veja no artigo “As vantagens de uma base de conhecimento para o sucesso da sua marca”.
Assim, fica-se mais distante do que certamente seria um grande erro na gestão de uma estratégia omnichannel para e-commerce: a possibilidade de um cliente se sentir atendido por empresas diferentes, quando apenas resolveu continuar numa consulta on-line aquilo que já havia iniciado num contato telefônico com alguém do setor de atendimento.
Monitore sempre as condições de navegação
Estamos falando de e-commerce, o dever de casa mínimo é oferecer ao cliente um sistema minimamente navegável. Um pouco de números: pesquisas revelaram que quase 60% das pessoas entrevistadas afirmaram que jamais indicariam a um amigo um site que apresentasse problemas de projeto, isto é, que não desse boas condições de uso. E, além disso, 40% deixaram claro que, diante desse problema, não hesitam em buscar outro site.
Isso já parece suficiente para mostrar o quanto é fundamental um site bem projetado, no qual a experiência do cliente foi pensada de forma prioritária. E um dos quesitos mais importantes nesse julgamento da eficiência do seu site é a rapidez.
E quanto a isso mais números impressionantes: em uma tentativa do Google para aumentar a velocidade de abertura de suas páginas, uma pesquisa constatou que elas levavam em média 22 segundos até estarem à disposição do usuário.
Outras abordagens concluíram que as possibilidades de alguém desistir de um site depois de SETE segundos de demora é de não menos que 113%. Resumindo, a rapidez com que o seu sistema se abre para o cliente é coisa muito séria, e você naturalmente não vai querer jogar por água abaixo toda a sua estratégia por causa de algo que você pode monitorar, não é verdade?
Algumas sugestões de práticas omnichannel
Agora que você já está a par de algumas correções de rumo que precisam ser feitas para ingressar numa estratégia omnichannel para e-commerce, é hora de falar sobre alguns procedimentos típicos dessa visão de vendas que você pode instituir na rotina de gestão da sua marca.
Diferentes, mas iguais
É claro que os vários canais que você utiliza para alavancar suas vendas ou a sua marca apresentam algumas diferenças, afinal funcionam através de dispositivos e circunstâncias diferentes. Mas certos elementos de coesão não podem jamais faltar na sua estratégia.
A política de preços, opções e condições de pagamento, por exemplo, deve estar presente em todos os canais. É claro que, dependendo de certas situações, pode haver alguma flexibilidade, como melhores condições ou promoções em uma compra on-line em relação a uma loja física, por exemplo, mas de um modo geral a coesão entre os diversos canais é um valor a ser preservado.
Especificamente no que se refere às duas modalidades básicas, a compra on-line e a off-line, é importante que exista essa coesão. Caso contrário, corre-se o risco de que os clientes percebam essas duas variantes como canais diferentes, o que certamente não seria positivo para o estabelecimento de sua marca.
E-comeerce x loja física
É fundamental para que sua empresa ou marca adentre a era do omnichannel, que se estabeleça uma cultura de interação completa entre os diversos canais. O processo de venda precisa ter a flexibilidade de se estender pelas modalidades sem obstáculos. Assim, deve haver a possibilidade de, por exemplo, retirar numa loja física um produto cuja venda foi sacramentada num meio digital.
O cliente deve dispor da opção de, num caso como esse, retirar o produto numa loja física que, suponhamos, fique no caminho do seu trabalho em vez de ter como única alternativa aguardar os prazos – da loja e dos correios – para receber em casa o produto.
Em outra situação muito comum (e nada no espírito do omnichannel) o cliente que deseja algo numa loja física às vezes é levado a esperar que o produto reapareça no estoque para voltar à loja e retirá-lo. No novo modus operandi que você está estabelecendo para sua marca esse cliente poderá, sem nenhum problema, receber em casa a mercadoria, como se a compra tivesse sido feita nos padrões tradicionais do comércio on-line.
Ou seja, o “versus” que aparece no título desse tópico deixa definitivamente de existir no dia a dia da sua marca. O aumento de suas vendas e a fidelidade cada vez mais clara de seu cliente vão mostrar que você está no caminho certo.
Em campo, a tecnologia
Está aí uma grande aliada para o sucesso de uma estratégia omnichannel para e-commerce! Ela permite resolver várias situações que até poderiam ser vistas como preocupantes para os negócios on-line. Imagine os casos daqueles produtos que normalmente dependem de aprovação do cliente antes de comprar, como roupas e maquiagem, por exemplo.
Ao receber um anúncio em sua rede social e se interessar por um produto, o cliente poderia hesitar em consumar a venda por conta do receio – compreensível – de estar jogando dinheiro fora.
As possibilidades tecnológicas, em casos como esses, poderia, por exemplo, simular como ficaria um lábio ou um cabelo (como os do cliente) com determinada cor. Ou, a partir das medidas do corpo, mostrar como ficaria uma peça de roupa, tudo com uma margem muito próxima do que seria a vida real, graças ao aperfeiçoamento crescente das ferramentas tecnológicas.
Outra situação beneficamente brindada com a tecnologia são os QR codes afixados nos produtos. Através desse recurso, é possível ao cliente ter acesso a muitas características e informações sobre os produtos, que podem ser expostas através de textos, ilustrações e até vídeos.
Um recurso especialmente importante principalmente em vendas on-line, em ocasiões em que não se pode dispor de atendimento telefônico, por exemplo (pra nem todo negócio seria viável manter uma equipe de informações 24 horas), ou se a busca ocorre fora do horário comercial em que as lojas físicas funcionam.
Nem precisa dizer que, mesmo que o cliente tenha utilizado uma dessas ferramentas para testar o produto on-line, ele deve ficar à vontade para repetir a prova numa loja física se achar que os testes de antes não foram suficientes. É essa praticidade e oportunidade de escolha que garante ao cliente a grande experiência almejada no marketing omnichannel.
Essas sugestões de práticas omnichannel apontadas acima servem não apenas para as transações de busca e venda do produto. Outras ocorrências próprias do mundo comercial também podem ter seu desfecho através da interação entre os diversos canais.
É o caso, por exemplo, de uma devolução ou troca de produto, que deve poder ocorrer numa loja física, mesmo que a mercadoria tenha sido adquirida num meio on-line. A mesma lógica vale para explicações sobre o uso do produto.
Muitas vezes as pessoas compram num canal, uma loja on-line, por exemplo, e mais tarde sentem necessidade de uma explicação presencial, por parte de um atendente. Esse cliente jamais pode receber a resposta de que precisa voltar ao site para obter o que procura.
E nunca esqueça que situações como trocar o produto ou manifestar sua dúvida sobre ele são parte da venda e devem receber a mesma atenção que se dá ao cliente que ainda não consumou a transação. Se você negligenciar quanto a isso, não estará sendo esperto, mas jogando sua marca ao risco fatal de uma propaganda testemunhal negativa.
Conclusão
Para finalizar esse artigo é interessante entender que as medidas que compõem a estratégia omnichannel para e-commerce, apesar de terem a finalidade de alavancar vendas e garantir a fidelidade de um grupo cada vez maior de clientes, têm como pano de fundo a sua marca. Bons resultados financeiros obviamente é o que mais se deseja, porém um excelente resultado em termos de cifras pode às vezes ser fruto de combinações de fatos e não refletir necessariamente a dimensão da sua marca. E daí, não tornarem a acontecer.
Por isso, as estratégias de marketing devem ter em mente, antes de tudo, fazer com que sua marca seja sinônimo de uma experiência marcante para o cliente. O artigo “Marketing Omnichannel: o que é, por que é importante e como executá-lo” vai te ajudar no entendimento. Se você conseguir isso, terá a garantia de que seus clientes e seus padrões de venda são reais, o que significa que vão servir de base aos seus voos mais altos, quando você entender que chegou o momento certo pra tal. O sucesso financeiro vem como uma consequência de uma mentalidade como essa.
As estratégias de omnichannel apresentam um potencial esmagador de propiciar a sua marca atingir esse nível de solidez, mas é preciso ter em mente que estamos diante de algo que apenas desponta no horizonte. Em outras palavras, o omnichannel é o futuro, e o que você faz agora, buscando adequar a sua marca para os novos tempos, é comprar um passaporte para ele.
Aproveite a oportunidade e converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Ou se preferir fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.
Atendimento Multicanal
de verdade,
é com
ASC SAC!
Plataforma de atendimento multicanal e omnichannel com atendimento humano, criação de robô de atendimento e integração de APIs.
Impulsione suas vendas
Conquiste oportunidades
Alcance mais resultados
Atendimento digital simples
ASC SAC OMNICHANNEL
Todos os seus atendimentos digitais em um só lugar!
Com ASC SAC, em uma única tela, você visualiza todos os atendimentos e responde as mensagens dos seus clientes com mais comodidade de qualquer lugar, a qualquer hora.
- Menos custos
- Mais produtividade
- Menos reclamações
- Mais qualidade
Gerencie mais de 20 canais digitais em uma plataforma simples, intuitiva e amigável.
Empresas que confiam na ASC Brazil
Empresas que confiam na ASC Brazil
FLOW
Construa seus próprios fluxos de atendimento ou deixe esta tarefa conosco.
Planeje e organize a jornada do seu cliente, ganhando agilidade, otimizando processos e reduzindo custos, com um atendimento ao cliente automatizado e uma plataforma de suporte.
- Atendimento 24h, 7 dias por semana
- Elimine tempo na fila de espera
- Visão completa de todo o fluxo em uma única tela
- URAs para diferenciar filas de serviços
- API pronta para integrar ao sistema do cliente
Automatize suas conversas e traga mais resultados para toda a jornada do consumidor.
CHATBOT
Crie e personalize o seu robô para que ele possa conduzir o atendimento ao cliente de forma independente, sem necessidade de interferência humana.
Reduza o tempo de resposta aos seus clientes, automatize seus atendimentos e escale mais vendas com seu próprio robô de atendimento.
Melhore a experiência do cliente, otimize o tempo da sua equipe e ainda reduza custos.
Integre seu chatbot com Watson da IBM, Luis da Microsoft, Dialogflow do Google e a nossa Sofia.
Sofia é nossa atendente virtual.
Ela é curiosa, adora conversar e está sempre aprendendo coisas novas. A Sofia é responsável pelo atendimento aos clientes da ASC Brazil.
Quanto mais ela conversa com as pessoas, mais ela aprende coisas e melhora a sua conversação. Sendo cliente ASC Brazil, sua empresa também pode criar e desenvolver seu próprio robô.
Sofia, bot cognitivo desenvolvido pela ASC.
Quer saber mais?
APLICATIVO ASC
Atenda seus clientes a qualquer hora, de qualquer lugar. Baixe o aplicativo ASC SAC e tenha o controle de todo o processo de atendimento a um clique de distância.
- Tenha vários atendentes logados no mesmo APP
- Atenda e gere vendas onde quer que esteja
- Tenha a facilidade de se relacionar com seu cliente na palma da sua mão
Soluções em atendimento ao cliente para diversos segmentos de empresas
WHATSAPP BUSINESS
Sabia que 98% dos usuários de smartphone utilizam o WhatsApp todos os dias?
Essa é a chance da sua empresa de conversar com o cliente no canal de atendimento que ele mais gosta e usa.
Integre seu número do WhatsApp Business com a ASC SAC e gerencie milhares de conversas instantâneas em um único lugar.
- Vários atendentes em um mesmo número de telefone
- Selo de autenticidade
- Chatbot dentro do WhatsApp para agilizar o atendimento
Alguns números de ASC SAC em 2022
A hora de aumentar suas vendas é agora!
Impulsione suas vendas com um atendimento integrado, próximo e eficiente, em uma plataforma de multicanais do seu jeito.
Últimas novidades
Confira em nosso blog, tudo sobre atendimento digital, chatbots e outros temas para impulsionar seu atendimento e suas vendas.