Já não é mais novidade que estamos vivendo em uma Era Digital. Novas soluções tecnológicas surgem a todo momento, exigindo que as empresas acompanhem esses avanços para satisfazer as necessidades e desejos do novo consumidor. Uma boa maneira de fazer isso é através do autoatendimento.
Esta ferramenta é fundamental para quem deseja otimizar as operações existentes na hora de se relacionar com os clientes e por isso é considerada como uma das soluções mais modernas para garantir o suporte buscado pelos consumidores.
Quer saber como o autoatendimento é capaz de descomplicar os processos da sua empresa? Prossiga com a leitura deste texto e tenha as respostas que procura.
A importância de disponibilizar autoatendimento
Provavelmente, você já leu sobre o que é autoatendimento em nosso blog antes.
Então, para ir direto ao ponto, podemos dizer que sua importância está relacionada a suprir a necessidade do consumidor de ser cada vez mais independente. Além de querer resolver seus problemas ou situações de modo rápido, ele também quer concluir suas próprias transações sem precisar, necessariamente, de um atendente.
Por meio de softwares que possuem Inteligência Artificial (IA) é possível interagir com o consumidor para agilizar seus processos e permitir que sua solicitação seja resolvida de um jeito bem mais ágil, o que é essencial para garantir que as chances dele sair satisfeito sejam maiores.
Alguns benefícios do autoatendimento
Como já deu para perceber, adotar um software para disponibilizar autoatendimento é uma decisão que pode proporcionar diversas vantagens para uma empresa. Para deixar isso ainda mais claro, abaixo separamos alguns benefícios.
Aumenta a produtividade da equipe
Clientes que escolherem o autoatendimento evitarão algo que ninguém gosta: as filas de espera. Em consequência, a equipe de atendimento terá mais disponibilidade para focar naqueles problemas que são mais complexos e exigem mais atenção.
Funciona 24h por dia, 7 dias por semana
Imagine o quanto pode ser doloroso perder um cliente fiel apenas por não estar disponível para atendê-lo no momento em que ele precisa. Por meio do autoatendimento, o usuário tem a chance de sanar suas dúvidas a qualquer hora do dia.
Basta que o cliente solicite contato com o autoatendimento e tenha acesso à possíveis soluções de suas demandas. Caso elas sejam simples, ele pode resolvê-las sozinho, de forma rápida e eficiente. Esse cenário sempre deixa o cliente satisfeito e ainda permite que a empresa reduza custos, pois não precisará pagar horas extras para que alguém esteja sempre disponível.
Proporciona autonomia ao usuário
Assim como falamos anteriormente, o cliente quer resolver suas transações do jeito mais ágil e fácil possível. Então, esse modelo de atendimento automatizado possibilita que ele tenha mais liberdade para resolver suas pendências na hora que preferir e puder.
Otimiza o atendimento e reduz custos
Outro grande benefício que o autoatendimento pode proporcionar é a otimização do atendimento. Por meio dele, é possível gerenciar uma grande demanda de clientes simultaneamente, sem haver a necessidade de aumentar a equipe de atendimento.
Seguindo essa linha de raciocínio, a tecnologia possibilita a redução de custos, pois tem capacidade de lidar com o aumento do fluxo de solicitações sem prejudicar a qualidade do atendimento entregue.
Aumenta a satisfação do cliente
Por meio do autoatendimento, um assistente virtual interpreta as perguntas feitas pelo cliente e responde exatamente ao que foi perguntado. Além disso, ele detecta quando o consumidor precisa de informações mais detalhadas e, automaticamente, transfere para um atendente que possa resolver o problema.
Tudo isso garante, sem sombra de dúvidas, a satisfação do cliente e o mantém com uma visão positiva sobre a marca do início ao fim do atendimento, e também depois do contato.
Chatbots/robôs de atendimento: a escolha ideal
O assistente virtual pode ser definido como um chatbot ou robô de atendimento. E, quando falamos de autoatendimento, é impossível não falar sobre eles. Afinal, são considerados como os principais recursos para melhorar a comunicação entre a empresa e o consumidor.
Sem dúvidas, podemos dizer que os chatbots são um verdadeiro presente da tecnologia. Ao tomar como base as palavras escritas pelo usuário, ele responde com sugestões que vão ao encontro das necessidades identificadas, proporcionando um atendimento mais eficaz e com mais chances de render boas vendas.
Entenda mais: Chatbot para WhatsApp: saiba como vender mais e melhorar o atendimento
Autoatendimento: seus clientes merecem
Agora que você já sabe como o autoatendimento descomplica os processos da sua empresa, que tal adotar essa ferramenta em seu negócio? Com ASC SAC você pode criar o seu próprio robô de atendimento e implantar em seu site, redes sociais, WhatsApp Business ou outras plataformas.
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